Um conjunto de casinhas de madeira, com jardins floridos, chama a atenção de quem passa pela pista de veículos do Parque da Cidade, ao lado do Eixo Monumental. Não, não é um local de moradia de alguns felizardos, nem casas de vovós fofinhas ou cenário de filme. Desde 1996, ali funciona a Escola da Natureza, o Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria de Educação e faz parte da rede pública de ensino.
A Escola te um espaço de 5 mil metros quadrados de área verde, onde funcionam vários exemplos de tecnologias ecológicas como composteiras, minhocário, colmeia de abelha, hortas, sistema agroflorestal, tratamento de esgoto por evapotranspiração e banheiro seco para dejetos.
O objetivo, desde sua criação, é envolver a comunidade escolar da rede pública de ensino com as questões ambientais. Lá também é realizado um trabalho de capacitação com educadores ambientais e a oferta de cursos de formação de professores nessa temática.
O atendimento aos alunos da rede é feito no contraturno do horário escolar e tem a capacidade de receber, pela manhã e à tarde, 150 alunos por dia, que são atendidos por professores, com o apoio de educadores sociais voluntários. Pelo menos 3 mil alunos são atendidos durante cada ano letivo.
A importância de preservar os recursos hídricos, o consumo consciente, alimentação saudável, a biodiversidade do Cerrado, sua valorização e preservação, são temas abordados para as crianças, além de oficinas de plantio.
Em períodos específicos, a escola é aberta aos visitantes, quando é divulgado para a comunidade.
A Escola da Natureza é a única desse modelo em todo o Brasil, um exemplo a ser difundido amplamente e copiado.