Placa com nome da Pracinha/ Foto CV
A Pracinha SemiNovos
No Plano Piloto, tanto na Asa Sul como na Asa Norte, e também no Sudoeste, sabidamente, temos vários exemplos de equipamentos públicos e espaços como hortas e jardins, que são cuidados por voluntários para uso da comunidade. Acredito que essa atitude de cidadãos que zelam por ambientes públicos se repete por todo o DF.
No Parque da Cidade, existe uma pequena praça dedicada aos idosos, criada e mantida por voluntários.
Batizada de Pracinha SemiNovos, localizada em frente à administração, Estacionamento 13, o espaço é um convite ao descanso e a boas conversas. A pracinha fica ao lado de um dos equipamentos mais antigos para exercícios no Parque, e tem um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) como extensão. No local, no final dos anos 1990, era desenvolvido um programa de prática de exercícios para pessoas acima de 55 anos. O programa foi transferido para a Universidade de Brasília e um grupo de participantes decidiu permanecer e criar o espaço dos SemiNovos, nome dado também ao grupo de corredores de rua, com idade mais avançada, que participava de importantes circuitos de corrida no país e até fora, no início dos anos 2000. O ponto de encontro, que conta com bancos, mesa para jogos, jardim, tem também uma decoração especial cheia de chamados, hinos, e cartazes bem-humorados, criados pelo aposentado Rivaldo Cavalcanti, um dos 17 fundadores que investiram seus próprios recursos no local, sem ônus pra o Parque.
Hoje, mais de 20 anos depois de formada, a Pracinha SemiNovos permanece bem cuidada, com um colorido especial e tornou-se espaço de convivência para todas as idades.
Já falei e já mostrei aqui vários exemplos de salas de aulas que se formam…
Frequento o Parque da Cidade há muitos anos, e mesmo com alguns intervalos fora de…
Aos sábados pela manhã, quem faz atividades pelas pistas do Parque da Cidade pode ouvir…
Como acontece em várias cidades no país, Brasília também tem uma Praça do Ciclista. Inaugurada…
Desde o final de janeiro, moradores do Plano Piloto e de Águas Claras estão convivendo…
Jovens e adolescentes brasilienses formam um grupo especial de pessoas que frequentam o Parque. Normalmente…