A Pracinha SemiNovos
No Plano Piloto, tanto na Asa Sul como na Asa Norte, e também no Sudoeste, sabidamente, temos vários exemplos de equipamentos públicos e espaços como hortas e jardins, que são cuidados por voluntários para uso da comunidade. Acredito que essa atitude de cidadãos que zelam por ambientes públicos se repete por todo o DF.
No Parque da Cidade, existe uma pequena praça dedicada aos idosos, criada e mantida por voluntários.
Batizada de Pracinha SemiNovos, localizada em frente à administração, Estacionamento 13, o espaço é um convite ao descanso e a boas conversas. A pracinha fica ao lado de um dos equipamentos mais antigos para exercícios no Parque, e tem um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) como extensão. No local, no final dos anos 1990, era desenvolvido um programa de prática de exercícios para pessoas acima de 55 anos. O programa foi transferido para a Universidade de Brasília e um grupo de participantes decidiu permanecer e criar o espaço dos SemiNovos, nome dado também ao grupo de corredores de rua, com idade mais avançada, que participava de importantes circuitos de corrida no país e até fora, no início dos anos 2000. O ponto de encontro, que conta com bancos, mesa para jogos, jardim, tem também uma decoração especial cheia de chamados, hinos, e cartazes bem-humorados, criados pelo aposentado Rivaldo Cavalcanti, um dos 17 fundadores que investiram seus próprios recursos no local, sem ônus pra o Parque.
Hoje, mais de 20 anos depois de formada, a Pracinha SemiNovos permanece bem cuidada, com um colorido especial e tornou-se espaço de convivência para todas as idades.