Você, que caminha ou pedala nas pistas do Parque, pode passar por um relógio grande, de concreto, sobre um espelho d’água, aparentemente sem ponteiros, localizado na margem direita do lago artificial, sentido sul. E, como muitos frequentadores, pode não fazer ideia que está passando pela história, por um monumento que representa avanço no conhecimento da astronomia, por um exemplo da arquitetura moderna e por um esforço de cooperação entre instituições para estar ali. Trata-se do Relógio do Sol do Parque da Cidade, inaugurado em 1988.
O relógio do Sol foi uma iniciativa do Observatório Nacional, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, construído pela Novacap. Idealizado por Jacques Danon, diretor do Observatório Nacional na época, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e calculado pelo físico e especialista Marcomede Rangel Nunes.
Com posição e medidas calculadas especificamente para Brasília, o Relógio do Sol tem a face voltada para o Norte, com um marcador que mostra as horas entre 5h e 19h, durante o período de incidência de luz solar na cidade. Com 6 metros de altura, é um dos maiores do gênero no Brasil, que contabiliza em torno de 200 modelos instalados em diversas cidades.
Homenagens
Importante pelas instituições, estudiosos e profissionais envolvidos no projeto, o Relógio do Sol foi inaugurado no dia 21 de Abril, durante as festividades de comemoração de 28 anos da capital, como também para celebrar um ano da conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e ainda comemorar os 160 anos do Observatório Nacional.
História
Com o objetivo de mostrar as horas para quem está ao ar livre no Parque, o Relógio do Sol também foi pensado para ensinar às crianças os fenômenos de rotação da terra, pois trata-se de um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação do sol, cujas horas são mostradas pela sombra de um marcador sobre uma superfície plana. Sua invenção nos tempos remotos deu-se aos homens egípcios e babilônicos que observaram o sol e a sombra em objetos e diferentes tamanhos durante o dia. É considerado hoje o “pai de todos os relógios”.
Marcela Valentin tem 38 anos, é brasiliense, educadora física, solteira, tem uma filha de 13…
Vista de longe, a roda gigante panorâmica Ferris Wheels já virou ícone de Brasília e…
Embora Brasília tenha uma ou duas semanas de frio de inverno e muitas semanas de…
Apesar de ter uma geografia e um clima propício, com duas estações bem definidas, de…
Imagine Brasília, hoje, sem o Parque da Cidade. Nas vésperas do Dia das Crianças, no…
Pessoas do Parque: Jardel Carlos de França tem 50 anos, divorciado, 3 filhos, e vive…
View Comments
Uma pena que o relógio de sol, pode ter sido mal desenhado, fica 4 meses por ano na sombra. Um verdadeiro ataque à ciência
É mesmo? Não tinha essa informação, quais são os meses?
Muito bom seu artigo Parabéns pelas informação
Fico feliz que gostou, obrigada.
Muito obrigada, continue acompanhando as informações sobre nosso Parque.
OBRIGADO
Por nada. :)