Categories: Você sabia?

O Relógio do Sol é história!

O que é aquilo?

Você, que caminha ou pedala nas pistas do Parque, pode passar por um relógio grande, de concreto, sobre um espelho d’água, aparentemente sem ponteiros, localizado na margem direita do lago artificial, sentido sul. E, como muitos frequentadores, pode não fazer ideia que está passando pela história, por um monumento que representa avanço no conhecimento da astronomia, por um exemplo da arquitetura moderna e por um esforço de cooperação entre instituições para estar ali. Trata-se do Relógio do Sol do Parque da Cidade, inaugurado em 1988.

Relógio do Sol Foto CV

O relógio do Sol foi uma iniciativa do Observatório Nacional, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, construído pela Novacap.  Idealizado por Jacques Danon, diretor do Observatório Nacional na época, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e calculado pelo físico e especialista Marcomede Rangel Nunes.

Com posição e medidas calculadas especificamente para Brasília, o Relógio do Sol tem a face voltada para o Norte, com um marcador que mostra as horas entre 5h e 19h, durante o período de incidência de luz solar na cidade. Com 6 metros de altura, é um dos maiores do gênero no Brasil, que contabiliza em torno de 200 modelos instalados em diversas cidades.

Foto CedocCB

Homenagens

Importante pelas  instituições, estudiosos e profissionais envolvidos no projeto,  o Relógio do Sol  foi inaugurado no dia 21 de Abril, durante as festividades de comemoração de 28 anos da capital, como também para celebrar um ano da conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e ainda comemorar os 160 anos do Observatório Nacional.

História

Com o objetivo de mostrar as horas para quem está ao ar livre no Parque, o Relógio do Sol também foi pensado para ensinar às crianças os fenômenos de rotação da terra, pois trata-se de um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação do sol, cujas horas são mostradas pela sombra de um marcador sobre uma superfície plana. Sua invenção nos tempos remotos deu-se aos homens egípcios e babilônicos que observaram o sol e a sombra em objetos e diferentes tamanhos durante o dia. É considerado hoje o “pai de todos os relógios”.

Foto Cedoc CB
cilenevieira

View Comments

Recent Posts

Gente que dança

Encontro Candango de Danças No próximo fim de semana, 6 e 7 de julho, tem…

2 dias ago

Jovem: “Vai com calma!”

Além dos ritmos afro dos grupos habituais Batalá e  Batukenjé, o Parque da Cidade também…

1 semana ago

Um cantinho especial

A Pracinha SemiNovos No Plano Piloto, tanto na Asa Sul como na Asa Norte, e…

2 semanas ago

Do Parque para o Caminho de Santiago – Parte 2

Na semana passada publiquei um post sobre Antonio Oliveira e sua preparação para realizar uma…

3 semanas ago

Do Parque para o Caminho de Santiago

Antonio Oliveira, aposentado, 63 anos, morador do Setor Noroeste, casado, uma filha. Enquanto escrevo a…

4 semanas ago

O menino, os livros e o sonho

Felizmente doações de livros já fazem parte da prática de muitas pessoas. Em Brasília, há…

4 semanas ago