Fotodestaque Praça do Ciclista

É preciso cuidar e ocupar a Praça do Ciclista de Brasília

Publicado em Você sabia?

Como acontece em várias cidades no país, Brasília também tem uma Praça do Ciclista. Inaugurada em março de 2022, como resultado da parceria entre grupo de praticantes de ciclismo e empresários, por meio do projeto Adote Uma Praça, a Praça do Ciclista da capital está localizada no Parque da Cidade, na altura do Estacionamento 11, numa área bastante espaçosa, próxima do lago artificial.

Da mesma forma que aconteceu em cidades como São Paulo, Fortaleza, Curitiba e Belo Horizonte, entre tantas outras, a ideia de ter uma praça do ciclista surgiu a partir do interesse da comunidade e de ativistas defensores da bicicleta como meio de transporte de chamar atenção para a bicicleta como importante opção de mobilidade urbana e, principalmente, de ser um ponto de encontro de praticantes.

Com 420 mil metros quadrados de área, uma pista de 10 km exclusiva para ciclos e bastante espaço a ser ocupado, além da excelente localização, nenhum lugar poderia parecer mais adequado para instalação de uma praça dessa natureza como o Parque da Cidade.

Assim, foi idealizada a Praça do Ciclista, decorada com partes de bicicletas antigas pintadas, com bicicletários de chão e bancos para descanso.
E apesar de estar em um local arborizado, ao redor da praça também foram plantados ipês-amarelos em formato circular, que vão fazer parte do espetáculo dos ipês na temporada da seca, daqui a alguns anos.

Parte de bicicleta da Praça / Foto CV Fev 2025

Decoração da Praça / Fptp CV Fev 2025
Decoração da Praça / Foto CV Fev 2025

Até aí tudo certo, mas, infelizmente, o desejo dos idealizadores, manifestado na época da abertura, de querer que a praça se tornasse um local de visita obrigatório no Parque da Cidade, parece que ainda não foi realizado.
A Praça do Ciclista está lá, mas tem baixa visitação, é pouco atrativa e necessita de uma revitalização urgente, com uma ação por parte das empresas que colaboraram com o projeto adotando a praça.

Praça sempre vazia / Foto CV Fev 2025
Falta de manutenção / Foto CV Fev 2025
Placa de Sinalização / Foto CV Fev 2025

À luz do que acontece em outras praças de ciclistas pelo país, que se tornaram referência turística e ponto de encontro de pessoas, seguem algumas sugestões para tornar a Praça do Ciclista um local de convívio, de valor cultural e educativo:

– Manutenção dos equipamentos decorativos e da única placa educativa existente;
– Presença permanente no local, ou pelo menos mais frequente, de praticantes de ciclismo, membros e representantes de entidades associativas e de grupos ativistas que atuam em defesa da bicicleta como prática esportiva e transporte sustentável,
– Inserção de painéis educativo permanentes e realização de exposições com informações relacionadas ao universo da bicicleta, histórias e curiosidades sobre o tema do ciclismo, de forma a atrair interesse do público visitante do Parque;
– Realização de eventos sociais, culturais e de entretenimento no espaço, direcionado a diferentes faixas etárias durante todo o ano;
– Sinalização da Praça do Ciclista no mapa do Parque;
– Utilização do espaço como ponto e de partida de passeios ciclísticos.

Esses são somente alguns exemplos do que acontece em praças que foram criadas para valorizar o ciclismo, incentivar novos praticantes e se tornar um ponto de encontro vivo.
O ciclismo é considerado a modalidade esportiva mais praticada no Distrito Federal, uma Praça para sua valorização já existe, falta cuidado e ocupação para cumprir seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*