Alexssander Augusto Santos Escossia de Oliveira
Alexssander Augusto Santos Escossia de Oliveira Alexssander Augusto Por Cilene Vieira

Calma e cuidado

Publicado em Pessoas

Alexssander Augusto Santos Escossia de Oliveira, 40 anos, um filho.

Alexssander é oficial de justiça e professor. Nasceu em Goiânia, mora em Brasília há 33 anos, e se considera daqui. A mudança pra capital foi feita por toda a família. Interrompo o bem organizado piquenique que faz com o filho Lucca, de 7 anos, pra conversar um pouco com ele.

Ele lembra que tinha 6 ou 7 anos quando veio ao Parque pela primeira vez. Não recorda qual foi sua primeira impressão, mas pra ele o Parque da Cidade “é calmaria, é contato com a natureza, é viver esses momentos em que você deixa todo o mundo parado e reforça a família”.

Alexssander Augusto
Alexssander Augusto e filho Lucca

Uma pessoa “muito família”, ele se define como ‘um servidor público, pai, filho, alguém que busca o melhor”, o que pra ele significa viver com menos correria, ter mais contato com ele mesmo, com o filho, e com Deus. “Em cada área eu vejo que há um objetivo: no Serviço Público é prestar um serviço melhor, como pai, ser o melhor pai do mundo que eu puder ser pra ele, como professor, ser o melhor professor para meus alunos, é conseguir dar o meu melhor naquilo que eu me disponho a fazer. No contato com Deus, é ler cada vez mais a bíblia, entender mais, e agir conforme se ensina.”

Pergunto pro Alexssander quais são suas preocupações na vida e a resposta vem com a mesma voz pausada e o tom de professor:

“Eu tento não me preocupar muito, mas a gente precisa ter um olhar mais cuidadoso sobre o futuro quando a gente fala de mundo, sobre aquecimento, sobre violência, cuidado com educação, cuidado com a diversidade. Hoje está tudo muito fragilizado, quando um fala que é de esquerda o da direita fica raivoso, ou vice e versa. De direita ou da esquerda, as pessoas estão fragilizadas, qualquer coisa que você fala, o outro explode. E então é esse cuidado com a pessoa, com o individual, ter menos briga…tá tudo muito belicoso, tudo muito mais raivoso.”

E qual seria o recado que ele gostaria de deixar para o filho Lucca, de 7 anos?

“Que seja um homem, que cuide dos outros, seja educado, inteligente, que busque estudar. A gente sempre está fazendo a leitura de alguns livros e eu mostro pra ele que o que resolve é a educação.

Certa vez eu ouvi que um país que não investe na educação, vai investir em presídio. E a gente vive essa realidade: nós precisamos investir em presídio porque a educação é muito frágil. Então o que eu busco deixar pra ele é isso, estudo, educação, cuidado com o outro, ser melhor a cada dia, e acreditar nele, sempre acreditar que é possível.”

A necessidade de uma visão positiva, a importância da crença em si mesmo e a fé na vida, é o recado geral de Alexssander:

“Acredite! Acreditar é o primeiro passo. Primeiro acreditar, depois realizar. Muitas vezes a gente quer realizar sem acreditar, só que acreditar é o primeiro passo. Por isso acredite, aí você vai de pouquinho a pouquinho conseguir realizar.”

Alexssander Augusto
Alexssander Augusto e Lucca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*