Vista de longe, a roda gigante panorâmica Ferris Wheels já virou ícone de Brasília e chama atenção de turistas instalados nos setores hoteleiros. Quem vai ao Parque da Cidade e passa perto do Nicolândia, não consegue deixar de observar aquele lugar cheio de cores e de brinquedos enormes, com muito barulho de festa, quando está em funcionamento.
O Nicolândia já é uma lenda, faz parte da memória afetiva dos brasilienses, de pioneiros, seus descendentes e dos moradores da cidade que viveram a infância aqui, pois ele chegou na capital desde seu início, e recebe um carinho especial da população do DF e das gerações que continuam se divertindo no local.
Entretanto, a maioria das pessoas não sabe como o Nicolândia surgiu e veio parar no Parque da Cidade, e que, por trás dele, tem a história de um homem que acreditava na magia dos brinquedos e adorava o ambiente alegre que um parque de diversões poderia proporcionar, principalmente para as crianças.
Depois de rodar o país inteiro trabalhando em um parque de diversões itinerante, com apenas dois brinquedos, uma pequena roda gigante, que recebeu de uma quitação de dívida trabalhista, e um carrossel, seu Nico, apelido de Antonio Hilário de Souza, criou o Nicolândia, em 1961. Primeiro funcionando na 309 Sul, depois próximo à Torre de TV, até mudar definitivamente para o Parque da Cidade, e ser inaugurado com ele.
Sim, o Nicolândia, que significa cidade do Nico, uma referência à Disneylândia, existia antes do Parque da Cidade, nasceu de um sonho empreendedor, cresceu, se modernizou, e hoje é um dos poucos parques de diversões fixos no país. Com mais de 30 atrações, entre elas o 360, único na América Latina, que soma-se a alguns brinquedos para quem gosta de emoções fortes, como o Kabum que faz uma queda livre de 30 metros de altura e o Colossus Loop, uma montanha russa que gera adrenalina até em quem só observa, o Nicolândia tem opções pra todas as idades, como os clássicos Tobogã, Bate-Bate, e o Carrossel, que sempre existiram ali e foram trocados por outros mais atuais ao longo dos anos. O destaque é a Ferris Wheel, a roda gigante panorâmica, com 40 metros de altura, que proporciona uma vista privilegiada do Parque e dos principais cartões postais de Brasília.
O Nicolândia, virou Nova Nicolândia, e depois do falecimento de seu Nico, em 2001, continuou na família, administrado pelos dois filhos Marcelo e Marco Antonio e mãe deles, D. Maria. Com foco nas crianças, o parque mantém atrações pra toda a família, promovendo diversão, com serviço de alimentação e atrações especiais, shows e outras apresentações artísticas. Reúne cerca de 200 mil visitantes ao ano e é, sem dúvida, um patrimônio de Brasília, e do Parque da Cidade.
Leia mais sobre o Nicolândia aqui