Quando o Parque da Cidade foi inaugurado, em 11 de outubro de 1978, foi plantada uma grande quantidade de mudas em crescimento para que, “no futuro”, o Parque se tornasse um “verdadeiro bosque”.
O paisagista do século, Roberto Burle Marx, colaborou com a criação de jardins e soluções paisagísticas para o espaço, que, infelizmente, não foram totalmente implantadas. No início do ano de 2024, após a derrubada de todos os pinheiros que faziam parte da paisagem na área ao sul do Parque, por mais de 40 anos, condenados com o tempo, a administração do local, juntamente com outros órgão do GDF, responsáveis pelo plantio e preservação de áreas verdes da capital, recuperou parte do projeto inicial do paisagista.
Com a renovação da vegetação, foram então introduzidas mais de 2 mil árvores do cerrado, incluindo vários tipos de ipês, que estão crescendo conforme o ciclo natural do bioma. Daqui a alguns anos, os visitantes vão poder apreciar as belas floradas de diferentes cores de ipês na época da seca, entre outras espécies nativas.

A vez do pau-brasil.
Recentemente, um novo bosque foi criado na margem esquerda do lago artificial do Parque, próximo ao Relógio do Sol, com o nome de Espaço Ambiental Pau-Brasil. Foram plantadas mais de 30 mudas dessa árvore nativa, considerada o símbolo nacional, “preservada e cultivada em homenagem à Pátria brasileira, para ser também, conhecida, admirada e preservada” pelos frequentadores e visitantes do Parque, anuncia a placa de sinalização.
De acordo com a Lei n. 9605, dos Crimes Ambientais, o pau-brasil ( Paubrasileia echinata) é considerado uma árvore ameaçada de extinção. Por isso, é preciso valorizar e louvar a iniciativa da criação desse espaço, ajudando a preservá-lo.



Tal como aconteceu com o Parque da Cidade, que cumpriu o objetivo inaugural e se tornou um imenso bosque urbano, o novo Espaço Ambiental, formado por árvores pau-brasil, no futuro, será mais uma área para o deleite dos brasilienses, repleta dessas árvores consideradas símbolo de resistência, renascimento e do cuidado que é preciso ter com o meio ambiente.


