Categories: Sem categoria

Uma paixão entre curvas e rodas

Entre roncos de motores e cheiro de gasolina, nasceu um legado na capital do país. Há quase quatro décadas, quando a paixão por carros ainda era um hobby reservado a poucos, Marco Ferreira decidiu transformar a velocidade nas pistas em um ponto de encontro para apaixonados por automobilismo. Hoje em dia, após 38 anos de atuação, o que começou como um sonho simples de pista e poeira continua acelerando corações – agora sob o comando de seu filho, Leandro Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico, que cresceu entre corridas e ferramentas, e decidiu manter o volante firme nas mãos da família.

Esta é a história do Carrera Kart & Sport Bar, centro de entretenimento automobilístico localizado no coração de Brasília, que atravessa gerações desde a gestão até o dia a dia dos moradores da região. Leandro conta que, em 1987, em meio a um período de grande popularidade do automobilismo no Brasil, impulsionado por nomes de destaque nas pistas e pelo entusiasmo dos fãs do esporte, o seu pai teve conhecimento de uma concorrência pública aberta pela administração do Parque da Cidade.

“O objetivo da iniciativa era a concessão de determinadas áreas dentro do parque da cidade para a implantação de projetos voltados ao lazer, diversão e entretenimento da população local. Vendo ali uma oportunidade única de unir sua paixão por velocidade com o empreendedorismo, ele [Marco] decidiu participar do processo, dando início a um sonho que viria a transformar o cenário do entretenimento automobilístico da capital federal”, informa.

A partir dessa iniciativa, surgiu a ideia pioneira de trazer mini carros de Fórmula 1 para o público infantil e, posteriormente, a inauguração da primeira pista de kart indoor de Brasília – modalidade de corrida de kart realizada em pistas cobertas, geralmente localizadas dentro de galpões ou centros de entretenimento –, consolidando um novo conceito de diversão para todas as idades. Para o diretor do Carrera Kart, o espaço faz parte da história de Brasília.

Ele ressalta que o Carrera trata-se de um ícone entre os apaixonados por velocidade, o espaço combina nostalgia, adrenalina e diversão em um ambiente acolhedor para toda a família. “Trabalhamos, ainda, com o conceito de Sport Bar transmitindo os principais eventos esportivos, tornando uma experiência mais completa”, complementa.

Desde sua fundação, o Carrera Kart passou por uma evolução constante para acompanhar as mudanças do tempo e as expectativas do público. Leandro aponta que o público, ao longo dos anos, cresceu e se diversificou. “Hoje, atendemos desde crianças pequenas até adultos que buscam lazer, adrenalina ou, ainda, eventos corporativos. O Carrera deixou de ser apenas um kartódromo e se tornou um centro de diversões”, diz.

Momentos especiais

“Vemos o Carrera como um ponto de encontro entre gerações”, defende. Para o diretor, trata-se de um espaço de experiências. Esse diferencial permitiu que o empreendimento vivesse momentos simbólicos ao longo dos anos. “Sediamos diversos campeonatos amadores e eventos corporativos que marcaram o cenário local do kart e do entretenimento”, contextualiza.

Durante três anos, o Carrera foi palco da Seletiva de Kart da RedBull, ao lado de outros kartódromos ao redor do mundo. “O campeão da nossa etapa representava o Brasil na grande final mundial, realizada na Áustria”, recorda. Outro marco de grande significado para o Carrera Kart foi a passagem da Tocha Olímpica na pista do kartódromo, durante as Olimpíadas Rio 2016. “A chama foi conduzida por um atleta a bordo de um kart, simbolizando a união entre esporte, tradição e inovação”, diz.

O  local também já recebeu grandes nomes do automobilismo nacional, como Nelsinho Piquet e Felipe Nasr, da Fórmula 1; e Vitor Meira, da Fórmula Indy. “Sempre que Brasília sedia etapas da Stock Car, Fórmula Truck, Fórmula 3 ou Fórmula Renault, promovemos competições exclusivas com esses pilotos, oferecendo entretenimento de alta performance e atraindo multidões para vivenciar de perto a emoção das corridas e a presença das maiores lendas do esporte a motor no país”, conta.

Três perguntas para Leandro Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico do Carrera Kart & Sport Bar:

Como era o cenário do kartismo antigamente?

Na década de 90, Brasília tinha um ecossistema de kart bem estruturado e diversificado, que ia de pistas indoor para lazer familiar a circuitos técnicos de alto nível. Era um cenário que mesclava paixão, formação de talentos e lazer em comunidade, uma fase que consolidou o kartismo como parte fundamental da cultura automobilística candanga.

Por se tratar de um negócio familiar, como se deu a transição da gestão entre gerações?

Trocar a liderança em uma empresa familiar é muito mais que só mudar quem está no comando. É dividir a experiência, os valores e o jeito de fazer as coisas, mas também deixar espaço para novidades, ideias e inovações. Quando todo mundo conversa e se planeja, essa troca ajuda o negócio a seguir firme e forte, crescendo junto com a nova geração.

Quais foram os maiores desafios enfrentados pelo empreendimento?

Enfrentamos com perseverança o período da hiperinflação no Brasil, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, quando a inflação chegou a 2.708% ao ano, em 1993. A estabilidade só começou com o Plano Real, em 1994. Para se ter ideia da instabilidade, o país mudou de moeda cinco vezes em dez anos.

Outro desafio foi a construção do que viria a se tornar um símbolo do Carrera, o maior capacete do mundo, feito em fibra e metal, com cerca de 11 metros de altura, esse capacete gigante não era apenas um marco visual, mas também a estrutura que abrigava a primeira pista de kart indoor da capital federal.

A atividade do kartismo é um desafio constante. Durante a semana no parque da cidade, o movimento é menor, as crianças estão na escola e os pais no trabalho. Em Brasília uma parte do ano é marcada por chuvas que dificultam a realização das corridas. Nos fins de semana, disputamos atenção com o Eixão do Lazer, clubes, chácaras e shoppings. Além disso, muitos moradores optam por descansar em casa.

Gabriella Collodetti

Recent Posts

Inovação na medicina do trabalho

Fundada, inicialmente, como um laboratório de análises clínicas em Brasília, em 2003, a Check Up…

4 dias ago

Ceilândia em destaque no mercado óptico

Recém-chegado da Paraíba, José Fernando Ferreira da Silva desembarcou em Ceilândia em 1986 para trabalhar…

2 semanas ago

Moda infantil com impacto social

Em meio ao colorido das peças infantis e juvenis que enchem as araras do Grupo…

3 semanas ago

Complexo de experiências gastronômicas

No coração de Brasília, o Mané Mercado nasceu para ser mais do que um ponto…

4 semanas ago

Novo conceito de mall em Águas Claras

Com uma proposta ousada e um conceito que vai muito além das vitrines, o Manhattan…

1 mês ago

Diversidade brasileira e tradição

Fundado em 1987, entre os antigos pinheiros altos que dançavam com o vento, o Alpinus…

1 mês ago