Categories: Sem categoria

Transformando o simples em extraordinário

Brasília tem se firmado como um dos pólos gastronômicos mais criativos do país. Entre quadras arborizadas e endereços cada vez mais disputados, uma nova geração de bares e restaurantes tem conquistado o público com propostas autorais, ambientes acolhedores e sabores que contam histórias. À frente de três estabelecimentos que traduzem essa nova fase da capital, o Grupo Fermento chama a atenção por transformar experiências à mesa em verdadeiros momentos de conexão e identidade.

No portfólio, fazem parte os estabelecimentos Boteco Caju Limão, Foster’s Burger e Bar Responsa. “Hoje, com oito unidades, nossa missão é criar experiências únicas para o público da cidade. Estamos sempre buscando inovar o mercado, mas sem deixar de executar o básico bem feito e esse é o nosso diferencial”, afirma Cassio Aguiar, sócio-fundador.

O empreendedor conta que a ideia do negócio surgiu a partir da união com os empresários Fred Leal, Guilherme Silva e Gustavo Leal. De acordo com Cassio, os quatro amigos queriam fazer algo diferente: o objetivo era trazer ao mercado da capital algo único. Para isso, eles reuniram as experiências de cada um para a construção do projeto.

“Além disso, por sermos amigos de muitos anos, nossos valores sempre convergiram. Então foi fácil sentar numa roda de churrasquinho, após um futebol entre amigos, e dizer: ‘vamos montar algo diferente para a nossa cidade’. Daí foram 8 anos de muita trajetória e trabalho duro”, comenta.

Cassio vinha de uma atuação com eventos e gastronomia. “Tudo foi se desenvolvendo muito com as fases da nossa vida”, avalia. Em 2018, a atuação do Grupo Fermento iniciou com o Bar Responsa, a partir de uma falta que os sócios sentiram como consumidores.”Sentimos que Brasília precisava de mais opções. A cidade é rica culturalmente, mas faltava algo novo, algo que trouxesse uma experiência mais autêntica, mais conectada com as pessoas”, afirma.

Na pandemia, com o lockdown, o Foster’s Burger saiu do papel para atuar exclusivamente em formato de delivery. “Usamos a estrutura de cozinha que a gente já tinha e fomos desenvolvendo até chegar no formato que o público conhece hoje, que está em ampla expansão”, indica. Agora, o mais recente negócio, Caju Limão, veio a partir da nova fase da vida dos sócios. “Nos unimos com o Grupo Mult, também forte na área gastronômica, e desenvolvemos a marca. Cada um trouxe sua expertise e o resultado é este, o resgate do autêntico boteco”, pontua.

Um DNA de inovações

O nome “Fermento”, inclusive, buscou refletir sobre a missão dos sócios na capital. Segundo Cassio, o fermento é responsável por transformar o simples em algo extraordinário. Para ele, trata-se de estar em constante movimento. “Quase uma metáfora para a inquietação que temos de sempre estar buscando inovações para as nossas operações”, acrescenta.

Outro aspecto que norteia o trabalho do Grupo Fermento diz respeito à vontade de fazer diferente. “Não seguimos fórmulas prontas”, explica. “Cada um dos nossos estabelecimentos foi criado com muito carinho, pesquisa e, principalmente, com a intenção de ouvir e encantar o público em cada ponto de contato com as marcas”, complementa.

O que os diferencia, de acordo com Cassio, é que o Grupo Fermento sempre entende as necessidades e as expectativas dos brasilienses, além de estar em aprendizado contínuo para trazer as melhores práticas do mercado. “Agora em maio, estivemos na McCormick Place, em Chicago. A partir disso, conseguimos criar lugares que se conectam com isso. Acho que é por isso que, hoje, somos considerados um dos principais players no setor”, ressalta.

Três perguntas para Cassio Aguiar, sócio-fundador do Grupo Fermento:

Qual foi o momento mais emocionante ou decisivo da trajetória do Grupo até hoje?

Para mim, alguns grandes marcos estão diretamente ligados à criação de cada uma das marcas. Primeiro veio o Bar Responsa, lá em 2018, que marcou o início de tudo. Depois, em meio à pandemia, nasceu a Foster’s, em 2020, que foi um movimento ousado em um momento desafiador, mas que se mostrou muito acertado. E agora, em 2024, lançamos o Boteco Caju Limão, que tem sido mais uma grande alegria pra gente, consolidando ainda mais esse caminho de crescimento e conexão com o público.

Como o Grupo Fermento garante qualidade nos produtos oferecidos nos três ambientes?

A gente garante a qualidade mantendo um rigoroso controle sobre todos os nossos processos. Não deixamos nada ao acaso. Temos checklist para tudo, assim conseguimos manter um padrão de qualidade e de atendimento. Além disso, trabalhamos com fornecedores que compartilham dos mesmos valores que a gente. Também, investimos constantemente em treinamento para nossa equipe, para que o atendimento esteja sempre à altura da nossa proposta.

O que foi levado em consideração na criação do Boteco Caju Limão, Foster’s Burger e Bar Responsa?

Cada um desses estabelecimentos foi pensado com um conceito muito claro em mente. O Boteco Caju Limão nasceu com a ideia de ser um lugar descontraído, com pratos e drinks de qualidade, resgatando a alma do autêntico boteco.

Já a Foster’s Burger surgiu da nossa paixão por hambúrgueres do tipo smash, um estilo de burger que ainda não estava muito presente em Brasília, estávamos cansados daquele burger gourmet e cheio de ingredientes. Queríamos colocar o nosso DNA: fazer o simples mas muito bem feito.

E o Bar Responsa tem uma proposta de ser um bar de encontro de amigos, com música ao vivo e uma atmosfera animada. Cada um tem sua identidade própria, mas todos compartilham a mesma ideia: entregar uma experiência única para o cliente.

Gabriella Collodetti

Share
Published by
Gabriella Collodetti

Recent Posts

Livros com alma e paixão

Entre o cheiro de café recém-passado, páginas amareladas pelo tempo e conversas sussurradas entre estantes,…

1 dia ago

Entre papéis e histórias

Em um tempo em que o digital parece dominar, há um espaço onde o papel…

1 semana ago

Uma xícara de saúde

O consumo regular de chá pode trazer diversos benefícios à saúde, indo muito além do…

3 semanas ago

Manipulados com soluções diferenciadas

No Brasil, o setor de farmácias de manipulação apresentou crescimento consistente entre 2019 e 2023,…

4 semanas ago

Curadoria especial para filmes no DF

Nos últimos anos, o Brasil viu o fechamento de diversas salas de cinema. A pressão…

1 mês ago

Arte e cultura a céu aberto

Nas grandes cidades, é comum que a paisagem urbana passe despercebida por quem a atravessa…

1 mês ago