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A essência da fruta

Recentemente, um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), indicou que o mel da florada do açaí possui altos teores de antioxidantes. A constatação foi publicada na revista científica Molecules.

Da Amazônia para o mundo, o fruto possui diferentes utilizações: desde o mel, que pode ser extraído; até o caroço, para desenvolver adubos e transformá-los em carvão orgânico. No entanto, o seu uso mais comum nas regiões brasileiras é para o consumo, que pode ser feito de diversas formas. Com grandes propriedades nutricionais para o corpo, o açaí é considerado um “superalimento” devido às proteínas, fibras, lipídios e minerais presentes na sua composição.

Em Brasília, a marca Açaí Artesanal se tornou uma das responsáveis por incrementar o consumo da fruta na capital. Os fundadores, Marcos Zanette e Martin Barreiro, apaixonados por açaí, decidiram trazê-lo para o contexto urbano, reconhecendo sua importância não apenas como alimento, mas também como um símbolo de identidade brasileira.

”A ideia inicial era oferecer um açaí que preservasse suas características naturais e nutritivas, diferentemente de muitas opções industrializadas no mercado”, conta Marcos. Para isso, a busca por qualidade levou à escolha de ingredientes frescos, garantindo que o produto final fosse autêntico e saboroso. A marca, de acordo com o empreendedor, aposta em um conceito que valoriza a essência do açaí, com uma abordagem que une tradição e inovação.

Esses cuidados, na visão do empresário, fizeram com que, desde o seu lançamento, a marca conquistasse reconhecimento entre os moradores do Distrito Federal. “A combinação de produtos de altíssima qualidade, um ambiente agradável e um forte compromisso com a sustentabilidade conquistou a fidelidade dos clientes, estabelecendo a marca como uma referência no DF”, destaca.

Neste ano, o negócio celebra uma década no mercado. “Trata-se de um marco significativo e repleto de emoções, representando uma jornada de sucesso, aprendizado e crescimento”, celebra Marcos. Para ele, envolve muito orgulho para toda a equipe e para os franqueados, especialmente por demonstrar os anos de trabalho duro, dedicação e compromisso. “É também uma oportunidade para expressar gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada”, complementa.

Para o empreendedor, os 10 anos e as 23 unidades no DF também geram inspirações para o futuro. “É uma oportunidade de renovar o compromisso e a missão da marca, além de traçar novos objetivos e metas para os próximos anos”, informa. Marcos pontua que, nesse sentido, há o objetivo de expandir os produtos e, ainda, as iniciativas sustentáveis, que já são adotadas internamente, como a implementação de copos biodegradáveis, reciclagem por compensação e plantio de árvores.

Sustentabilidade e qualidade

Marcos conta que o Açaí Artesanal nasceu de um profundo respeito pela natureza, com um forte compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Desde sua fundação, a marca tem se dedicado a oferecer uma experiência única e autêntica, conquistando o coração dos consumidores e se estabelecendo como um ícone no mercado.

“A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade foi um elemento central na fundação do Açaí Artesanal. Queríamos que a marca tivesse um impacto positivo na natureza, priorizando o comércio justo e apoiando a reciclagem e a agricultura sustentável”, diz.

Além disso, outro aspecto fundamental para a marca envolve a busca por produtos naturais e saudáveis. O sócio-fundador ressalta que a busca por comercializar o açaí, conhecido por suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde, estava associada ao objetivo de oferecer uma opção para a população que não fosse apenas deliciosa, mas também nutritiva e benéfica.

“Inovamos no preparo e na apresentação do açaí, com combinações de toppings e receitas criativas. Buscamos transformar o açaí em uma experiência gourmet, desmistificando a ideia de que ele deveria ser consumido apenas de maneira tradicional. Somos pioneiro no modelo Take Out”, comenta.

Marcos indica que a loja também é conhecida por oferecer um açaí de textura cremosa e sabor intenso, sem aditivos ou diluição. A alta concentração da polpa e a preocupação com a pureza do produto são os grandes diferenciais, segundo o empresário. “O nome da rede reflete o cuidado no processo de preparo, que busca manter as características naturais da fruta”, complementa.

Três perguntas para Marcos Zanette, sócio-fundador do Açaí Artesanal:

O Açaí Artesanal preza por um produto 99% puro. De que forma isso é garantido?

Todos os anos vamos até Belém, durante a safra do açaí, para negociar a compra e produção da matéria-prima. Com um acompanhamento de perto, garantimos a pureza e qualidade do nosso produto.

Qual foi a inspiração inicial para criar a marca?

A inspiração inicial para criar a loja de Açaí Artesanal surgiu de uma combinação de fatores que refletiam uma paixão genuína pelo açaí e uma visão de proporcionar uma experiência autêntica e saudável aos consumidores.

O que diferencia o açaí orgânico e sustentável dos demais?

Açaí orgânico se diferencia dos demais em vários aspectos relacionados à produção, ao impacto ambiental e à qualidade do produto. Por ser cultivado sem químicos e em solos bem manejados, o açaí orgânico tem um perfil nutricional mais equilibrado, preservando melhor suas propriedades antioxidantes e nutrientes, como gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

A produção sustentável está ligada à preservação das florestas nativas com o sistema de agroflorestas, onde há um equilíbrio entre o cultivo e a preservação da fauna e flora locais. Ele é colhido de forma a não danificar o ecossistema local.

gabriellacollodetti

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