Categories: Sem categoria

Soluções de broadcast para o mundo

Responsável por automatizar e integrar o fluxo jornalístico, a SNews foi criada por Dino Maia com o objetivo de realizar o desenvolvimento de softwares e soluções personalizadas para emissoras, produtoras e outras empresas do mercado. A história do empresário, dentro do segmento de comunicação, começou em 1984.

Para ele, essa época foi determinante para abrir portas para o universo do broadcast, sistema responsável por transmissões em larga escala. Foi nesse contexto que, antes dos anos 2000, o empreendedor fundou a SoftwareNews, conhecida como SNews. “O principal produto era o Telenews, um sistema de jornalismo criado para auxiliar as emissoras no controle total do fluxo de notícias”, explica.

O projeto foi um sucesso. Na visão de Dino, a adoção precoce de soluções digitais e as plataformas de automação foram os aspectos responsáveis por esse êxito. “Entendemos, desde o primeiro momento, que a velocidade da informação é essencial no jornalismo contemporâneo”, contextualiza.

Para ele, a liderança e a estratégia clara para o futuro, guiadas por executivos com experiência no setor, também asseguraram que a empresa se mantivesse à frente de seus concorrentes. “A capacidade de unir tecnologia, ética e gestão eficiente fazem da SNews uma referência no mercado de notícias, consolidando a sua posição como uma das mais inovadoras e respeitadas do setor de broadcast”, comenta.

Quando o negócio surgiu, Dino e a sua esposa, a jornalista e radialista América Melo, realizavam todo o trabalho. “Eu era o desenvolvedor, o vendedor e o suporte. Ela atuava na parte administrativa e financeira. O começo não foi fácil, pois nós dois precisávamos conciliar mais de um emprego para consolidar a empresa”, lembra. No entanto, em pouco tempo, a SNews já estava presente em todo território nacional.

“Já com o primeiro cliente, no lugar de vender o meu software, propus o aluguel do sistema. O que hoje tem até nome: o Software as a Service (SaaS). Naquela época, muitos achavam que eu era meio louco por querer trocar o modelo de venda de software por uma mensalidade com valor mensal baseado no salário-mínimo da época”, destaca.

A empresa se consolidou, com o passar das décadas, como líder no mercado de comunicação por antecipar as necessidades do setor. Dino contextualiza que a atuação é pensada de forma abrangente, oferecendo soluções tecnológicas para as emissoras de TV, rádio e plataformas digitais.

“Entre as principais soluções oferecidas pela SNews estão sistemas de automação de notícias, gestão de conteúdo multiplataforma e ferramentas de análise de audiência em tempo real. Esses serviços são desenvolvidos com o objetivo de otimizar a operação das empresas de comunicação, tornando os processos mais ágeis e eficazes”, informa.

De acordo com o presidente da SNews, a automação, por exemplo, permite que redações e estúdios operem de forma integrada, otimizando o fluxo de trabalho e reduzindo o tempo entre a produção e a veiculação do conteúdo. Outro diferencial é a capacidade de adaptar suas soluções às demandas específicas de cada cliente. Ao oferecer serviços personalizáveis, a empresa consegue atender desde grandes conglomerados de mídia até emissoras locais.

“A SNews também se destaca pelo uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e machine learning, para melhorar a curadoria e a personalização de conteúdo. Essas tecnologias auxiliam os veículos de comunicação a entenderem melhor as preferências do público”, conta.

Cenário internacional

Ao expandir as operações para além das fronteiras brasileiras, a atuação internacional no setor de comunicação tornou-se um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das mais gratificantes conquistas da carreira de Dino.

“A atuação fora do Brasil trouxe oportunidades de trabalhar em ambientes competitivos e altamente desenvolvidos. Cada mercado tem suas particularidades, exigindo uma análise cuidadosa para identificar as melhores abordagens e garantir que os projetos implementados atendam às expectativas locais”, comenta.

Atualmente, a SNews é considerada uma das maiores empresas no ramo de desenvolvimento de soluções para broadcast da América Latina. A marca tem se destacado em feiras nacionais e internacionais, recebendo premiações relevantes como o Prêmio Best of Show. em  um dos principais eventos globais voltados para o setor de mídia, entretenimento e tecnologia: o International Broadcasting Convention (IBC).

A SNews também foi agraciada com o prestigiado prêmio Produ Technology 2024 durante a NAB Show em Las Vegas, Nevada, destacando-se com seu principal produto, o Arion NRCS, na categoria Broadcast Solution.

Duas perguntas para 14:

Por que, na sua visão, a SNews sempre esteve à frente do mercado?

A SNews sempre esteve à frente do mercado devido à sua capacidade de antecipar tendências e integrar inovações tecnológicas de forma eficaz. Desde sua fundação, a empresa adotou uma postura pioneira, investindo constantemente em novas tecnologias e modelos operacionais que revolucionaram o modo como as notícias são produzidas, distribuídas e consumidas. Isso permitiu que a SNews não apenas acompanhasse, mas liderasse as transformações no mercado de comunicação.

Quais são os seus próximos passos profissionais?

Com um foco cada vez maior em inovação e expansão, os meus próximos passos profissionais estarão voltados para o fortalecimento da presença em mercados internacionais e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que revolucionem ainda mais o setor de comunicação. O avanço da inteligência artificial, a automação de processos e a criação de novos modelos de negócios têm sido parte integrante desta jornada. A aposta na transformação digital e na inovação estratégica continua sendo um ponto central das próximas fases.

Gabriella Collodetti

Recent Posts

Inovação na medicina do trabalho

Fundada, inicialmente, como um laboratório de análises clínicas em Brasília, em 2003, a Check Up…

3 horas ago

Ceilândia em destaque no mercado óptico

Recém-chegado da Paraíba, José Fernando Ferreira da Silva desembarcou em Ceilândia em 1986 para trabalhar…

1 semana ago

Moda infantil com impacto social

Em meio ao colorido das peças infantis e juvenis que enchem as araras do Grupo…

2 semanas ago

Complexo de experiências gastronômicas

No coração de Brasília, o Mané Mercado nasceu para ser mais do que um ponto…

3 semanas ago

Novo conceito de mall em Águas Claras

Com uma proposta ousada e um conceito que vai muito além das vitrines, o Manhattan…

4 semanas ago

Diversidade brasileira e tradição

Fundado em 1987, entre os antigos pinheiros altos que dançavam com o vento, o Alpinus…

1 mês ago