De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é um dos países que mais consomem produtos de beleza no mundo. Considerado uma grande potência econômica nacional, o cenário do setor também é positivo no Distrito Federal. Na capital, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse mercado movimenta cerca de R$ 1,2 bilhão por ano e conta com mais de 70 mil profissionais.
Uma parcela dessa demanda está relacionada à área de beleza e cuidados pessoais, onde há a distribuição de cosméticos variados. Em Brasília, a Lord Perfumaria é uma das marcas mais tradicionais da cidade nesse nicho. Celebrando seis décadas de atuação, a loja busca oferecer aos clientes um atendimento personalizado e produtos de alto luxo, como Carolina Herrera, Rabanne, Givenchy, Lancôme, Prada, Yves Saint Laurent e Dior.
Em 2019, o presidente Ennius Muniz, celebrando os 55 anos da Lord, destacou, na revista produzida pela marca, que buscou contornar a crise econômica que assolou a década de 1960 e apostou em diferentes ramos: construção civil, fábricas de cerâmica e pré-moldado, reflorestamento, postos de gasolina e até mesmo boates. No entanto, chegou à Lord, na época que ainda era uma barbearia, e trouxe um novo modelo de negócios para a capital.
“A Lord Perfumaria nasceu em 1964. Adquiri a marca e suas quatro lojas em 1980. Duas delas tinham uma pequena barbearia que nós transformamos mais tarde em salão de beleza completo. A entrada do nosso grupo empresarial para o mercado de varejo veio da necessidade de diversificar os negócios e escapar de possíveis efeitos da crise econômica da época. Hoje já são nove lojas, sendo sete delas com salões de beleza, distribuídas em Brasília, além do nosso e-commerce”, conta.
Para ele, as crises trazem oportunidades e, nesse cenário, o empresário enxergou no varejo uma janela para diversificar. Ennius conta que, quando o ex-presidente Fernando Collor reabriu o mercado de importados, o empresário entendeu a verdadeira vocação da Lord. “Retiramos os produtos populares mais direcionados às drogarias e supermercados. Não foi fácil mudar todo o portfólio de produtos das nossas lojas e nos mantermos focados em produtos de luxo”, conta.
A estratégia deu certo. Atualmente, a Lord é uma das lojas mais conhecidas da cidade quando busca-se produtos voltados à beleza e estética. Com a mudança de posicionamento, a marca passou a se destacar por trazer à população brasiliense produtos prestigiados em diferentes países, além de serviços especializados em estética e salão de beleza. “Tradição e ética rendem à Lord a fidelidade de seus clientes”, avalia Ennius.
O empreendedor também destaca que, diante de toda a vivência do negócio, a Lord Perfumaria orgulha-se de ser a maior rede da região no segmento de beleza. “Contamos com uma cartela de produtos com mais de 12 mil itens. Todos os produtos possuem selo de garantia do distribuidor, o que garante a sua qualidade e procedência”, ressalta.
Tendências no setor
De acordo com o Sebrae, os consumidores buscam produtos que atendam necessidades específicas e demandam soluções que atendam critérios relacionados à sustentabilidade, saúde, transparência e beleza natural. Para Ennius, as tendências estão muito ligadas à inovação e à tecnologia, com foco crescente em experiências personalizadas e em produtos que ofereçam resultados visíveis e imediatos.
“As pessoas estão mais informadas e exigem qualidade, tanto nos produtos quanto nos serviços. Uma mudança recente que tem impactado a forma como operamos é a crescente valorização do autocuidado. Isso se reflete na busca por produtos premium e serviços que não só realçam a beleza, mas também proporcionam uma sensação de bem-estar”, conta.
Três perguntas para Ennius Muniz, presidente da Lord Perfumaria:
Nesses 60 anos, quais são os motivos que fazem a marca celebrar o aniversário?
Não é todo dia que uma marca completa 60 anos, especialmente quando falamos de empresas do universo de beleza e estética. Mas, ao olharmos para trás, conseguimos entender a importância de estar presente no mercado há seis décadas. Desde a nossa criação, temos como principal objetivo ajudar os nossos clientes a encontrarem produtos e serviços de qualidade que atendam às suas necessidades. E pela nossa carteira de clientes temos certeza que estamos cumprindo o nosso papel com excelência.
Como vocês selecionam as marcas e fragrâncias de alto luxo que oferecem?
O setor comercial recebe os catálogos dos fornecedores e seleciona as oportunidades mais atrativas para o sell-out. Isso inclui produtos de lançamentos, produtos com desconto e aqueles com maior investimento em mídia. Também priorizamos os produtos de maior interesse para os fornecedores e montamos uma seleção especial para divulgação. Além disso, identificamos produtos com altos níveis de estoque e margem para promoções.
O que torna a experiência de compra única na Lord?
A Lord é reconhecida pelo atendimento acolhedor e qualificado com seus clientes. Uma marca que conta com a dedicação de mais de 300 colaboradores. O grupo investe fortemente em qualificação e certificação de seus colaboradores, uma marca de toda essa cultura empresarial. A modernidade, novos canais, conquista do público jovem, novas tecnologias e atendimento diferenciado são ingredientes da nossa liderança.
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