O termo garden center faz referência aos estabelecimentos responsáveis por vender plantas, produtos para jardim e utensílios para plantação. Conhecidos também de centros de jardinagem, esses comércios fornecem uma ampla variedade de plantas, flores, árvores, sementes, solos, adubos, ferramentas, vasos e outros acessórios para as áreas externas.
No Distrito Federal, a Matsuflora Garden Center Brasília se tornou referência neste nicho, especialmente por oferecer um serviço personalizado para os seus clientes. Localizado na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), possui um espaço amplo para abrigar os mais de 15 mil itens para comercialização. O estabelecimento também fornece orientação e conselhos sobre o cultivo de plantas e cuidados gerais com o paisagismo.
“Trabalhamos com as melhores marcas de plantas, flores, insumos e acessórios para decoração. As compras são feitas por um time que está sempre atento às tendências do mercado. Possuímos relacionamentos de muita credibilidade que nos oferecem produtos de excelente qualidade. Também fazemos compras através de leilão virtual e presencial, o que oportuniza preços acessíveis aos clientes”, conta Rubens Yukishigue Matsunaga, sócio-diretor da Matsuflora Garden Center Brasília.
Além de produtos de excelência, Rubens também destaca que ter uma equipe dedicada em cada setor é essencial, pois cada produto possui sua particularidade. “As flores de corte ficam armazenadas na câmara fria, enquanto as flores e plantas ornamentais necessitam de cuidados diários. Já para produzir arranjos e buquês, há uma atenção para a escolha das flores, que devem ser frescas para que tenham maior durabilidade”, exemplifica.
Presente no mercado de Brasília desde 2004, a Matsuflora originou-se do sobrenome Rubens, Matsunaga, unindo o termo “flora” com “Matsu”. “Meus pais eram produtores de rosas em Atibaia, município no interior de São Paulo. Eu e meus irmãos ajudávamos na produção. Com o passar do tempo, começamos a comercializar flores dos produtores locais, vendendo nas cidades de São Paulo e Campinas”, conta.
Em 1985, já caminhando para a expansão do negócio, a família de Rubens adquiriu um caminhão maior. Ele conta que, nessa época, foi quando iniciaram as viagens para Brasília e Goiânia com o intuito de vender diretamente para as floriculturas. Dez anos depois, o empresário foi para o Japão, país que residiu até 2003. “Quando retornei ao Brasil, surgiu a oportunidade de sociedade com meus irmãos para montarmos um Garden Center, a Matsuflora”, informa.
A ideia de abrir a loja voltada a artigos de jardinagem e flores se deu, especialmente, a partir da avaliação de Rubens sobre a carência de Brasília acerca desse tipo de empreendimento. Há duas décadas, a cidade ainda não possuía um estabelecimento no formato de garden center para atender às necessidades da população. “Brasília era carente desse modelo de comércio, onde os clientes pudessem encontrar num só lugar flores, plantas, insumos e acessórios. Posso dizer que a experiência tida no Japão me inspirou, pois lá os garden center são maravilhosos”, indica.
Além dessa percepção, o empreendedor ressalta que a criação da Matsuflora contou com a sua expertise dentro do segmento. “Por ter experiência no mercado de flores, surgiu a oportunidade de construir um garden center num espaço de 15 mil metros quadrados justamente com o objetivo de oferecer aos clientes uma grande variedade de plantas e flores ornamentais”, destaca.
Após 20 anos de atuação, hoje em dia, a Matsuflora conta com uma grande diversidade de produtos na loja. “Oferecemos insumos para jardins, flores, plantas, bem como a confecção de arranjos florais de variados tipos”, informa. Para atender melhor os seus clientes, a loja funciona todos os dias da semana e possui um estacionamento com acessibilidade para todos que desejam conhecê-la. No entanto, a opção de receber os produtos em casa também é factível. “Contamos com uma frota própria de carretas refrigeradas para transportar as flores, possibilitando maior agilidade na logística e qualidade dos produtos”, acrescenta.
Três perguntas para Rubens Yukishigue Matsunaga, sócio-diretor da Matsuflora Garden Center Brasília:
Para abrir um garden center, é necessário ter experiência com jardinagem ou botânica?
A meu ver é necessário, primeiramente, ser apaixonado por flores e plantas. Ter experiência em jardinagem e botânica é o que fará o negócio prosperar.
Quais os maiores desafios de atuar no setor atacadista e varejista de flores?
O maior desafio é fazer com que os produtos sejam entregues aos clientes no menor prazo possível, com qualidade, diversidade e preços competitivos.
Qual o momento mais marcante da loja desde a sua fundação?
A pandemia foi, sem dúvida, o momento mais marcante ao longo desses 20 anos, pois pudemos estar, de certa forma, mais presentes na vida das pessoas, que passaram a cultivar mais plantas em suas casas. Nessa época, tivemos também a oportunidade de transformar a empresa em “atacarejo” e oferecer os produtos a preços mais acessíveis.
Na quinta-feira (14), a Central Única das Favelas (CUFA) apresentou o Communiqué, documento que será…
No mês passado, o Ministério da Cultura divulgou o documento que analisou o fomento federal…
De acordo com a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas…
Com quase uma década de existência, a Dane-se surgiu como um convite para olhar o…
Recentemente, um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a…
As cafeterias francesas são verdadeiros refúgios de charme e autenticidade, onde o tempo parece desacelerar.…