Com nove anos de experiência na capital, a Centra Engenharia é considerada uma construtora multidisciplinar. O termo, ainda pouco explorado no mercado, faz referência aos serviços prestados envolvendo a integração de diferentes áreas do segmento de construção para que o resultado final de uma obra seja diferenciado e único para os clientes.
“Ter, entre os diretores, um especialista em obras e outro em projetos de engenharia é um diferencial e nos possibilita dar soluções mais adequadas para cada empreendimento. Conseguimos ter clareza das situações com o gerenciamento de projetos e de obras sem ficar na total dependência dos escritórios projetistas”, explica Gustavo Azevedo, diretor comercial e administrativo da Centra Engenharia.
De acordo com o sócio, a Centra Engenharia surgiu na capital em meio à crise da construção civil, que assolou a cidade em 2014. A partir dessa avaliação e, atualmente, sob o comando dos engenheiros Gustavo Azevedo, Euler Nunes e Vitor Jardim, a empresa nasceu para mudar o conceito dos empreendimentos construídos no Distrito Federal.
“Eu e o Vitor vimos uma deficiência técnica no mercado de casas de alto padrão e, por isso, decidimos nos dedicar a essa área”, relembra Azevedo. Pouco tempo depois, o empreendimento entrou no ramo de construção civil com a chegada de mais um sócio, o Euler Nunes. “O nome Centra teve origem com o pensamento de centralizar os projetos de engenharia em uma só empresa, desde o projeto estrutural até o hidrossanitário, elétrico e climatização”, contextualiza.
Consolidada no cenário brasiliense, a empresa se destaca pela expertise acerca do segmento. Nesse sentido, o caminho para se destacar na região envolveu muito estudo e dedicação técnica na área. Por isso, para o engenheiro, o conhecimento e a experiência dos profissionais projetistas são essenciais para que o resultado físico e financeiro do empreendimento seja o melhor possível.
Além disso, para que os projetos se concretizem de forma exitosa, Azevedo comenta sobre os principais aspectos que devem ser incorporados na hora de estruturar as construções. “Nós indicamos aos nossos clientes e parceiros que sempre façam um estudo de viabilidade, não só financeira, mas de alternativas de projetos e construtivas, na fase de estudo preliminar do empreendimento”, comenta.
Segundo ele, avançar com a aprovação do projeto de arquitetura ou conclusão do projeto executivo de arquitetura, por exemplo, sem o estudo dos projetos de engenharia e análise prévia construtiva e financeira, pode se tornar um grande problema a ser enfrentado posteriormente.
Com todo o know-how, a Centra Engenharia coleciona momentos marcantes em sua trajetória antes mesmo de ter uma década de fundação. Em 2016, por exemplo, a empresa contou com um projeto estrutural que repercutiu positivamente. “Estivemos entre os cinco melhores projetos estruturais do Brasil, na avaliação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE)”, ressalta.
Entre as últimas iniciativas da Centra Engenharia, Azevedo destaca a construção de casas de dois condomínios localizados no Lago Sul e, também, o desenvolvimento de um complexo gastronômico que ficará às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Sul. “Vai encantar todos os brasilienses e, certamente, será um dos principais da nossa cidade”, sobre o empreendimento comercial.
“Nós indicamos aos nossos clientes e parceiros que sempre façam um estudo de viabilidade, não só financeira, mas de alternativas de projetos e construtivas, na fase de estudo preliminar do empreendimento”
– Gustavo Azevedo, diretor comercial e administrativo da Centra Engenharia
Três perguntas para Gustavo Azevedo, diretor comercial e administrativo da Centra Engenharia:
Os custos de uma construção são reduzidos quando se tem um projeto de engenharia?
Sem dúvidas. Não só porque dará segurança ao empreendimento, mas também será projetado o que é necessário para a situação. Nem a mais nem a menos. Claro que isso acontece quando se trabalha com profissionais muito bem preparados.
A Centra Engenharia, por exemplo, encontrou uma solução para o alto custo dos materiais básicos de obra e desenvolveu, neste ano, um modelo estrutural específico para suas obras, que pode gerar uma economia acima de 25% para fôrma e escoramento.
Quais tecnologias a construtora utiliza para executar os seus projetos com qualidade?
A Centra Engenharia vem implementando em suas obras o Building Information Modeling (BIM) – em português Modelagem da Informação da Construção –, um processo que conta com profissionais especializados e tecnologias diversas para trabalhar com projetos modelados.
Por meio desta modelagem é possível saber exatamente o consumo de materiais de cada etapa de planejamento de obra de uma forma muito mais prática e fiel ao produto final. Além disso, é possível eliminar muitos contratempos de projetos que somente seriam percebidos durante a execução.
Quais são as tendências do setor neste ano?
As residências estão cada vez mais personalizadas e maiores para que as pessoas usufruam com qualidade no seu dia a dia e em recepções com seus familiares e amigos. Mais programações da família acontecem em casa mesmo.
Além disso, a construção de residências e comerciais, especialmente aqueles voltados para o lazer, se mantém aquecido e promissor pós-pandemia porque as pessoas perceberam a importância do bem-estar cotidiano, de aproveitar melhor seu tempo e a vida de maneira geral, de que é possível e muito bom passar mais tempo no conforto de sua casa, até mesmo trabalhando.
Com início das atividades no Distrito Federal e, atualmente, presença em todo o país, o…
O mel é conhecido popularmente por ser uma substância dourada e doce. No entanto, é…
A característica kombi rosa que circula em Brasília se tornou uma marca registrada da Viva…
Até 2027, é previsto que o setor de beleza atinja cerca de US$ 580 bilhões,…
Além de ser um centro de compras para a população de Brasília, o Taguatinga Shopping…
A democratização e popularização da arte são premissas essenciais para a Galeria Risofloras. Localizada na…