A maternidade abriu sonhos e portas para a publicitária Gisele Padovan. Com o nascimento de Cecília, sua filha, novas possibilidades de negócios surgiram em seu caminho. Foi nesse cenário que, em 2016, ela criou grupos de WhatsApp chamados de Girafinhas. A rede foi bem aceita – e procurada – pelos brasilienses.
Por essa razão, a empresária viu a necessidade de transformar a marca devido ao seu amadurecimento conciso ao longo de três anos. Após um rebranding, o Espichei ganhou vida e, hoje, é considerado uma plataforma materna de sucesso da capital. Em alusão ao rápido crescimento das crianças, a escolha do novo nome foi natural.
Com o propósito de ajudar nos desafios e encantos da maternidade e paternidade, a rede possui mais de cinco mil mães e pais em Brasília, Goiânia e, mais recentemente, em Salvador. “Nosso propósito é conectar famílias e promover trocas valiosas. Funcionamos por meio de 30 grupos do Whatsapp segmentados por bairros, idade e gênero dos bebês e crianças”, explica.
Nestes grupos, mães e pais compram e vendem produtos relacionados à maternidade, além de utilizarem a rede como apoio para trocar indicações de serviços e experiências na criação de filhos da primeira infância. Segundo a profissional, o público é atraído pelo consumo consciente, oportunidade de negócios e pela praticidade que a ferramenta traz, mas se apaixona pela atmosfera de ajuda mútua que encontra.
Contudo, a criação do Espichei sempre esteve latente, especialmente devido à vontade iminente de Padovan em se tornar uma empresária. “O empreendedorismo literalmente caiu no meu colo, tem pinta de girafa e não para de espichar”, brinca.
Ao longo da sua carreira em diferentes empresas em Brasília e Salvador, a publicitária recebeu propostas para atuar no departamento comercial, mas a profissional não levava adiante a ideia, visto que só tinha o intuito de vender algo se fosse para a sua própria empresa.
“Assim segui a minha trajetória, até que, com o nascimento da minha filha, comecei a me sentir mal por não ter hora para voltar para casa e viajar muito. A vida de publicitário não é fácil, apesar de aparentemente glamourosa. Eu já havia começado o Girafinhas e percebi que havia se tornado quase um item de série da maternidade”, conta.
A empresária comenta que a rede nasceu diferente: desde o primeiro dia só entrava por indicação, com participantes incluídos um a um. Essa estratégia se mantém até hoje, contudo, a plataforma também se destaca devido a segmentação realizada entre grupos para que haja maior afinidade entre os participantes. “Hoje estamos aqui, com mais de 100 parceiros atendidos em seis anos”, ressalta.
No modelo inicial, o produto de prateleira era o Giracupom, com desconto e benefícios exclusivos para o público Espichei. Em 2019, por procura dos próprios clientes, a publicitária englobou a estratégia de marketing, o lançamento de lojas e eventos em Brasília, com foco no público materno-infantil.
Já em 2021 e 2022, o Espichei passou a reforçar a estratégia, produzir lives, festivais on-line e assinar os conteúdos multimídia do blog BB Primeiros Passos, a convite do Banco do Brasil. “Para esses e outros parceiros, oferecemos também serviços de relações públicas e marketing de influência”, informa.
Em 2023 lançamos oficialmente o Espichei Lab, uma nova empresa para atender demandas das marcas interessadas em parcerias.
– Gisele Padovan Bontempo, sócia-fundadora e CEO do Espichei
Três perguntas para Gisele Padovan Bontempo, sócia-fundadora e CEO do Espichei:
Por que o Espichei é uma rede de apoio única?
Porque somos uma rede de mães – e cada vez mais pais – que verdadeiramente se ajudam e consomem de maneira consciente, além de se unirem em prol da nova geração que estamos educando.
Há novos projetos previstos para este ano?
Em 2023 lançamos oficialmente o Espichei Lab, uma nova empresa em que atuo com a minha sócia, Camila Fernandes, para atender demandas das marcas interessadas em parcerias. Observamos que a maioria delas, no fundo, precisava mais dos nossos olhares de comunicação e estratégia, do que da divulgação dos seus produtos. Sempre frisamos que de nada adianta investir em divulgação se a mensagem, estratégia e o canal não estiverem adequados.
Qual é o futuro das redes colaborativas?
Acreditamos muito no potencial das plataformas colaborativas. Redes como o Espichei são tendência de comportamento, movimentam a economia, promovendo a aproximação da vizinhança e incentivando o consumo de maneira sustentável. Pretendemos espichar essa grande rede de pais, mães e parceiros em todo o país, projetando o ambiente digital como forma de potencializar valores como trocas de experiências, consumo consciente e ajuda mútua.
SERVIÇO
Site: http://www.espichei.com.br
Instagram: @espicheioficial
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