Tratamento pode eliminar câncer de pele em cães

Compartilhe

( por Maria Luíza Diniz – UnB Ciência )

Pesquisa desenvolvida na pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (IB) pode auxiliar no combate ao câncer cutâneo em cachorros. O tratamento proposto pela veterinária oncologista e doutoranda Marta Rocha, em parceria com outros quatro cientistas, utiliza substância líquida (fotossensibilizador ou fármaco) que torna as células cancerígenas sensíveis à luz a ponto de matá-las. O câncer pesquisado por ela é o tipo hemangiossarcoma cutâneo, que atualmente é tratado apenas com cirurgia.

A pesquisa já registra cura de seis pacientes e de oito lesões. O método funciona por meio de sessões em que se aplica o fotossensibilizador na região lesionada pelo câncer e depois se expõe a região à luz vermelha. “A experiência é interessante pois, além de ser uma forma de ajudar no mundo pet, é um passo para poder aplicar a fotodinâmica em humanos”, explica Marta Rocha.

As sessões se repetem com uma semana de espaçamento. O procedimento experimental gratuito é realizado até o desaparecimento dos tumores. Até agora foram necessárias, no máximo, quatro sessões para erradicar a doença em cada cão.

Segundo o  professor do Departamento de Genética e Morfologia (DGM/IB) e orientador do projeto, Ricardo Bentes, atualmente já existe um  fotossensibilizador, porém, menos efetivo. “A inovação do nosso é que ele trabalha com o comprimento de onda vermelho, o que faz com que a luz penetre mais profundamente. O nosso fármaco também gera mais radicais livres, o que traz mais eficiência ao tratamento”, explica.

O novo fármaco também é metabolizado de forma mais rápida pelo sistema do paciente. Dessa forma, o cão, que antes precisava ficar no escuro por alguns dias após as sessões para que células saudáveis não fossem prejudicadas, agora pode sair do tratamento direto para casa.

Além do professor Ricardo e da veterinária Marta, a equipe desenvolvedora do fotossensibilizador e do tratamento é composta pelos professores Luis Alexandre Muehlmann, Carolina Lucci e João Paulo Longo.

Para que a pesquisa seja concluída, ainda é necessário que mais pacientes sejam estejam disponíveis a se submeter ao tratamento fotodinâmico. Para tratar cães que possuem câncer de pele, o dono pode entrar em contato com a veterinária Marta Rocha.

SERVIÇO

Tratamento de câncer cutâneo para cães

Marta Rocha

Telefone: 9238-3813 ou 3346-8950

E-mail: contato.oncovida@gmail.com

Bono Blue

é jornalista, um cão farejador de notícias

Posts recentes

  • Sem categoria

Cães treinados ajudam crianças com autismo

No mês de conscientização do autismo, o Instituto Adimax comemora os avanços proporcionados pela formação…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Cuidados com as futuras mamães

A gravidez é um momento delicado para humanos e pets. Durante toda a gestação do…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Conselho de Veterinária quer regulamentação do transporte de animais

Com a morte do golden retriever Joca, devido a um erro logístico de transporte de carga…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Caramelo vence tumor e é homenageado

Tratado em clínica universitária, que cobra preços simbólicos pelo atendimento, cachorrinho resgatado das ruas de…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Família multiespécie em harmonia

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, realizado junto ao IBGE, o Censo Pet apontou que os brasileiros têm hoje mais…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Outono: cuidado extra com a saúde do pet

No outono, os cuidados com os pets devem ser redobrados e são muito importantes para…

2 semanas atrás