( por Maria Luíza Diniz – UnB Ciência )
Pesquisa desenvolvida na pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (IB) pode auxiliar no combate ao câncer cutâneo em cachorros. O tratamento proposto pela veterinária oncologista e doutoranda Marta Rocha, em parceria com outros quatro cientistas, utiliza substância líquida (fotossensibilizador ou fármaco) que torna as células cancerígenas sensíveis à luz a ponto de matá-las. O câncer pesquisado por ela é o tipo hemangiossarcoma cutâneo, que atualmente é tratado apenas com cirurgia.
A pesquisa já registra cura de seis pacientes e de oito lesões. O método funciona por meio de sessões em que se aplica o fotossensibilizador na região lesionada pelo câncer e depois se expõe a região à luz vermelha. “A experiência é interessante pois, além de ser uma forma de ajudar no mundo pet, é um passo para poder aplicar a fotodinâmica em humanos”, explica Marta Rocha.
As sessões se repetem com uma semana de espaçamento. O procedimento experimental gratuito é realizado até o desaparecimento dos tumores. Até agora foram necessárias, no máximo, quatro sessões para erradicar a doença em cada cão.
Segundo o professor do Departamento de Genética e Morfologia (DGM/IB) e orientador do projeto, Ricardo Bentes, atualmente já existe um fotossensibilizador, porém, menos efetivo. “A inovação do nosso é que ele trabalha com o comprimento de onda vermelho, o que faz com que a luz penetre mais profundamente. O nosso fármaco também gera mais radicais livres, o que traz mais eficiência ao tratamento”, explica.
O novo fármaco também é metabolizado de forma mais rápida pelo sistema do paciente. Dessa forma, o cão, que antes precisava ficar no escuro por alguns dias após as sessões para que células saudáveis não fossem prejudicadas, agora pode sair do tratamento direto para casa.
Além do professor Ricardo e da veterinária Marta, a equipe desenvolvedora do fotossensibilizador e do tratamento é composta pelos professores Luis Alexandre Muehlmann, Carolina Lucci e João Paulo Longo.
Para que a pesquisa seja concluída, ainda é necessário que mais pacientes sejam estejam disponíveis a se submeter ao tratamento fotodinâmico. Para tratar cães que possuem câncer de pele, o dono pode entrar em contato com a veterinária Marta Rocha.
SERVIÇO
Tratamento de câncer cutâneo para cães
Marta Rocha
Telefone: 9238-3813 ou 3346-8950
E-mail: contato.oncovida@gmail.com
Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…
No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…
As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…
Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…
Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…
Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…