(Por Nathália Cardim, da editoria de Cidades) (Fotos Rodrigo Nunes/@cbfotografia)
O Projeto Cão-Guia de Cegos do Distrito Federal abriu as portas neste sábado (9/7) para interessados em conhecer o centro de treinamento dos cães destinados a cegos, no DF. Durante a manhã, os visitantes no Setor Policial Sul brincaram e conheceram a rotina e todo o espaço.
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Cão-Guia (AACG) e um dos idealizadores da ação, Ricardo Corrêa, o projeto atua desde 2001 e busca reintegrar deficientes visuais à sociedade com o auxílio de um cão-guia, com segurança, mobilidade, qualidade de vida e inclusão social. “Estamos muito felizes com o interesse dos brasilienses que estão participando e ajudando a nossa causa”, afirmou.
Cuidados
Desde a sua criação, a instituição entregou mais de 43 animais para pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, em todo o Brasil. De acordo com a entidade, a única ajuda do governo é o treinamento dos animais, que são concedidos pelo Corpo Militar de Bombeiros do DF. O restante da equipe é formado por voluntários, que atuam no cuidado dos cães, na manutenção da sede e na busca de recursos para o projeto continuar funcionando.
O processo de treinamento funciona da seguinte forma: após o nascimento, os animais passam por famílias hospedeiras até atingirem idade para o treinamento. Com cerca de dois anos, são encaminhados para adestramento ministrado pelos bombeiros e habilitados para serem guias. “Promovemos a socialização do bicho, ajudando-o a ter contato com o mundo e com o maior número possível de cheiros, sons e ambientes”, disse Ricardo. Os organizadores afirmam que existem ainda outros seis animais prontos para serem entregue aos utilizadores — atualmente, existe uma lista de espera com cerca de 300 pessoas. Deficientes visuais interessados em participar do cadastro de candidatos devem solicitar a inscrição pelo e-mail: caoguiadf.cadastro@gmail.com.
Como ajudar:
Quem tiver interesse, pode contribuir com o Projeto Cão-Guia de Cegos-DF doando qualquer valor, por depósito ou transferência bancária, depositando na conta abaixo:
Associação Amigos do Cão-Guia – AACG / Banco do Brasil, Agência: 3596-3, Conta Corrente: 111.882-x, CNPJ: 18.080.342/0001-24
Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…
No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…
As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…
Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…
Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…
Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…