Passeio bom pra cachorro

Compartilhe

(Por MARIA EDUARDA CARDIM-Especial para o Correio)(fotos Breno Fortes @cbfotografia)

Dog walker ou, como é conhecida aqui no Brasil, passeador de cachorro é uma profissão que tem ganhado cada vez mais adeptos entre aqueles que buscam uma renda extra no fim do mês. Esse, porém, não é o caso de Filipe Fleury, 12 anos, e Rodrigo Fernandes, 11. Os amigos oferecem o serviço aos moradores do prédio onde moram, no Sudoeste,  gratuitamente. A ideia surgiu do desejo de ter um cachorro dentro de casa — vontade vetada pelos pais. O jeito foi pensar em uma maneira de estar perto dos animais sem ser dono de um.

Tudo começou quando Filipe pediu para brincar com o animal de estimação da vizinha. “Sempre quis ter cachorro, mas meus pais nunca deixaram, então, tive a ideia de brincar com a cachorrinha da minha vizinha, que não tinha muito tempo para descer com ela”, conta Filipe. Magda de Carvalho, 43, é vizinha de porta de Filipe e adotou, recentemente, a cachorrinha Eva, da raça west highland white terrier. A empresária observou o interesse das crianças em estar perto dela e achou muito interessante. “O mais legal disso tudo é o lado afetivo da criança, que é estimulado em contato com o animal”, comenta.

Após brincar e descer com Eva algumas vezes, Filipe e Rodrigo fixaram nos elevadores um comunicado, no qual eles se disponibilizavam a passear com cachorros sempre que os donos estivessem cansados ou não tivessem tempo para a tarefa. O passeio ocorre às terças, quintas e sextas, no período da tarde. Brincar com os cachorros é a parte favorita dos meninos na caminhada, que, por questões de segurança, ocorre apenas no gramado embaixo do prédio.

Os pais apoiam a atitude dos filhos e contam que a ideia teve uma boa receptividade no bloco. A clientela e a confiança dos moradores crescem ao passar dos dias. “No prédio, todos os vizinhos se conhecem e são amigos, logo já têm uma confiança. Alguns até querem colaborar, mas o serviço é gratuito”, conta Ângela Tatiana, mãe de Rodrigo.

A atividade permite o contato com os animais sem ter que interferir na rotina na casa toda. A mãe de Filipe, Flávia Corrêa, comenta que a insistência do filho em ter um cão reduziu depois das caminhadas. “Ele me pedia cachorro todos os dias e, hoje, até essa vontade diminuiu um pouquinho.” Além disso, ao unir o útil ao agradável, a mãe garante que o filho só tem a ganhar: aprende a noção de ajudar o outro e fica tranquilo após a atividade.

A primeira cliente, Magda, concorda. Para a empresária, o lado humano do serviço tem grande destaque. Além de ser importante para o cachorro passear e brincar, quem se propõe a fazer o serviço ganha com isso. “Hoje, é raro ver serviços sendo oferecidos de graça por aí, tudo vale dinheiro. O melhor de tudo isso é a humanização que isso traz aos meninos”, conclui.

Mundo pet

Passeador de cachorro é apenas uma das variadas profissões e serviços que existe no mundo pet. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou, em 2015, R$ 18 bilhões — um crescimento de 7,6% em relação a 2014. Porém, apesar do crescimento geral, a área de serviços do setor, na qual os passeadores de cachorro estão inclusos, apresentou queda de 2014 para 2015. De 17,8%, os serviços passaram a representar 17% do faturamento no ano passado.

Hoje, no mundo, há 1,56 bilhão de animais de estimação. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking, perdendo apenas para a China, os Estados Unidos e o Reino Unido. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, o Brasil tem uma população de 132,4 milhões de pets.

Pets em números:

132,4 milhões-Total de animais de estimação no Brasil

52,2 milhões-Quantidade de cães no território brasileiro

Bono Blue

é jornalista, um cão farejador de notícias

Publicado por
Bono Blue

Posts recentes

  • Sem categoria

Campanha pelo fim de fogos de artifício

Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Ceia sem sustos

No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Férias tranquilas com o pet seguro

As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Pesquisa pioneira mostra que hipnose ajuda cães sensíveis a ruídos sonoros

Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Nutrição de qualidade e atividade física afastam dores nas articulações

Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Cães de pessoas em situação de rua serão vacinados

Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…

2 meses atrás