Depois de 30 anos, coleção de fotos, pinturas e esculturas, entre outros itens, volta a ser exposta em um museu totalmente dedicado ao melhor amigo do homem
Por John Biers, da AFP
Os cães raramente são homenageados em museus, embora às vezes tenham seu lugar ao lado de pessoas famosas: o Museu do Cão abre suas portas nesta sexta-feira em Manhattan e oferece a eles o papel principal, refletindo uma cidade onde são frequentemente tratados como reis.
O novo museu, financiado pela associação profissional de criadores American Kennel Club – que anualmente organiza o famoso concurso de beleza canino Westminster Dog Show – apresenta mais de 2.000 pinturas, fotos, esculturas e outros itens dedicados aos cães.
Entre aqueles no centro das atenções, os fiéis companheiros dos presidentes americanos. Como a pintura de “Millie”, a springer spaniel inglesa de George e Barbara Bush.
Ou uma tela tocante intitulada “Silent Sorrow”, que ilustra a tristeza do fox terrier do rei Edward VII, após a morte repentina de seu tutor inglês em 1910.
– Coleção esquecida –
Este novo museu marca o retorno a Nova York, em maior escala, de uma pequena coleção reunida em 1982.
Em 1987, o American Kennel Club a transferiu para St. Louis, no Centro-Oeste, em instalações maiores. Mas o museu, longe dos circuitos turísticos, estava longe do sucesso.
Ao repatriar a coleção para Nova York, a organização de criadores espera seduzir os muitos amantes de cães da capital financeira norte-americana, conhecidos pelo cuidado com seus cães: é comum ver cachorros passeando em carrinhos de bebê, ou vestidos no inverno com roupas em caxemira.
O novo museu também pode esperar atrair alguns dos milhões de turistas que visitam todos os anos os muitos museus em Nova York.
“É ótimo para mostrar uma coleção que definhava no escuro”, disse à AFP o diretor executivo do museu, Alan Fausel, que antes era especialista em arte canina junto a casas de leilões.
Algumas das telas, tão precisas quanto uma fotografia, permitem documentar a evolução das raças, para o grande interesse dos criadores.
“Eles olham para as pinturas como se fossem para competições de criação, seus comentários são sobre anatomia, morfologia (…) de forma alguma sobre a qualidade da tela”, aponta Fausel.
As obras, exibidas em dois andares de um edifício moderno da Park Avenue, refletem algumas das grandes tendências da pintura canina: trabalhos pré-vitorianos destacam o lado selvagem e agressivo do animal; o século XIX, no entanto, reflete a idade de ouro do retrato, tanto para animais quanto para humanos.
No século XX, a fotografia eclipsou a pintura, com famosas fotos de temática antropomórfica do artista americano William Wegman, ou retratos de astros caninos da sétima arte, como Lassie.
O museu, acessível por US$ 15 por adulto, inclui painéis interativos para entreter tanto quanto informar: um deles permite que os visitantes vejam qual raça de cão mais combina com sua fisiologia.
Há também dicas de adestramento e uma biblioteca reunindo cerca de 15.000 livros e documentos. E um aplicativo para smartphone detalhando os trabalhos em exibição.
O museu espera atrair cerca de 100.000 visitantes por ano no primeiro ano, talvez mais por meio de exposições temporárias destinadas a um público amplo, diz Fausel: ele está preparando uma retrospectiva dedicada aos cães de Hollywood e outra dedicada a cães presidenciais.