Mantendo os gatinhos na ativa

Compartilhe

Enriquecimento ambiental é fundamental para que os gatos não fiquem parados o dia todo e, assim, acabem obesos. Caixas de papelão, bolas de papel e arranhadores garantem diversão e mandam o tédio embora

Brinquedinhos simples como esse são garantia de diversão para gatos Crédito: Reprodução

Gatos são dorminhocos por natureza. Com os tutores fora de casa na maior parte do dia, corre-se o risco de os bichanos ganharem muito peso.

“Se deixarmos, os gatos passam a maior parte do tempo dormindo, podendo dormir até 19 horas por dia. Estimulá-los com diferentes tipos de brinquedos, como bolinhas com guizo, varinhas com penas, arranhadores, além de oferecer locais como esconderijos e prateleiras, é fundamental para incentivar a atividade física” afirma médica veterinária Sandra Nogueira, da Hill’s Pet Nutrition.

Existem dois tipos de enriquecimento ambiental: vertical e estrutural. O vertical estimula a habilidade natural dos felinos de pular, saltar e escalar podendo ser feito através de prateleiras, arranhadores, escadas ou até mesmo deixando objetos no alto para estimular a curiosidade, pois sabemos que os gatos são animais curiosos e que adoram uma novidade. O enriquecimento estrutural pode ser feito por meio da colocação de esconderijos, caminhas, brinquedos, arranhadores e até mesmo caixas de papelão. Brinquedos como, bolinhas com guizo, de papel, de plástico, de diferentes cores e tamanhos também são exemplos de enriquecimentos estruturais e colaboram para aguçar o lado caçador dos felinos. O ideal é misturar os dois tipos de enriquecimento deixando o ambiente mais interessante.

O proprietário deverá ser encorajado a conhecer o estilo e preferências do gato e saber quais são os brinquedos/estratégias para incentivar a atividade física do seu animal.

Para garantir o controle de peso dos gatos somente exercícios não é suficiente. Um alimento adequado para a fase ou estilo de vida também é importante. Segundo Sandra Nogueira, “garantir que os gatos recebam o alimento adequado, na quantidade ideal, recomendada pelo médico-veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem é fundamental para a saúde dos animais”.

Muitos proprietários optam por deixar o alimento durante o dia todo a disposição, o que é correto para os felinos, porém, o alimento deverá ser oferecido na quantidade indicada. Sandra afirma que “muitos proprietários deixam o comedouro cheio de alimento não se atentando na quantidade oferecida”.

Gatos com sobrepeso são comumente vistos nas clínicas veterinárias, portanto é papel do proprietário controlar o peso do seu animal juntamente com o médico veterinário. Segundo Sandra um “alimento adequado, na quantidade correta e o estímulo da atividade física com o enriquecimento ambiental é suficiente para controlar o peso dos gatos”.

Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Cães treinados ajudam crianças com autismo

No mês de conscientização do autismo, o Instituto Adimax comemora os avanços proporcionados pela formação…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Cuidados com as futuras mamães

A gravidez é um momento delicado para humanos e pets. Durante toda a gestação do…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Conselho de Veterinária quer regulamentação do transporte de animais

Com a morte do golden retriever Joca, devido a um erro logístico de transporte de carga…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Caramelo vence tumor e é homenageado

Tratado em clínica universitária, que cobra preços simbólicos pelo atendimento, cachorrinho resgatado das ruas de…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Família multiespécie em harmonia

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, realizado junto ao IBGE, o Censo Pet apontou que os brasileiros têm hoje mais…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Outono: cuidado extra com a saúde do pet

No outono, os cuidados com os pets devem ser redobrados e são muito importantes para…

2 semanas atrás