Dúvida do leitor: como se proteger contra carrapato?

Compartilhe

Nem sempre a picada de carrapato é maléfica. Se o animal estiver saudável, ela pode estimular o sistema imunológico e evitar enfermidades. Semanalmente, veterinária responderá às dúvidas dos leitores do blog

Maltês Luke: tutora teme doença do carrapato

Doenças, alimentação, comportamento… São muitas as dúvidas que nós, tutores de pets, temos sobre eles. Toda semana, a veterinária Ana Catarina Valle, da clínica Natural Pet, vai responder perguntas de leitores. A primeira vem de Adriana Fortes, tutora de Luke, um maltês de 4 anos.

Qual a melhor forma de proteger meu cachorro contra pulgas e carrapatos? Já ouvi dizer que os medicamentos são muito fortes, mas tenho medo de deixá-lo sem proteção, porque pets que frequentam os mesmos espaços que ele já adoeceram com doença de carrapato e ficaram muito mal.

Muitos me perguntam como controlar as pulgas e os carrapatos de forma mais natural, para que não haja a necessidade de ficar intoxicando o organismo dos seus pets, a cada 30 ou 90 dias, com produtos carrapaticidas exercendo um efeito acumulativo no organismo. Já existem no mercado vários medicamentos homeopáticos para o controle do carrapato, os quais você pode administrar diretamente na boca do seu animal, na água ou na comida. Sem contar com as coleiras repelentes, como as impregnadas com citronela ou capim santo, que provocam o mesmo efeito repelente que as coleiras de veneno, hoje largamente utilizadas pela população, e que não só intoxicam os pets, mas também as pessoas que convivem com eles.
Outra opção ou complemento à homeopatia e ao uso das coleiras naturais são os repelentes em spray, de citronela e de nem, além de sabonetes de enxofre, nem e citronela, que são usados no banho dos meninos. Também deve haver um cuidado todo especial com saúde do animal, por meio de uma boa alimentação e um programa de vacinação individualizado. Evite tratamentos invasivos e de primeira escolha, opte sempre pelas terapias complementares, como a homeopatia, acupuntura, fitoterapia. Partimos do princípio que uma mordida de carrapato é saudável, do ponto de vista que estimulamos o sistema imune e ativamos a primeira linha de defesa do animal. Ou sej:, a intenção é fazer com que esse sistema fique alerta a qualquer tipo de infecção. Se o seu animal está saudável, ele pode até entrar em contato com os causadores de diversas doenças, mas com um sistema imune adequado, terá poucas chances de desenvolver a enfermidade, permanecendo saudável. Portanto, cuide da saúde do seu pet de forma integrada, tenha um olhar integrativo e, com isso, o carrapato e a pulga deixarão de ser um problema!!

  • Ana Catarina Valle é médica veterinária, pós-graduada em homeopatia e acupuntura veterinária e doutoranda em biotecnologia.
Paloma Oliveto

Publicado por
Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Vai ter cachorro na cama, sim!

O costume de dividir a cama com os pets é cada vez mais comum, segundo…

2 dias atrás
  • Sem categoria

Vai um sorvetinho?

Com dias cada vez mais quentes, manter os animais de estimação frescos e hidratados se…

3 dias atrás
  • Sem categoria

Festa sem estresse

Dezembro costuma ser sinônimo de festa, casa cheia e muita movimentação. Para cães e gatos,…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Dezembro verde: mês de conscientização sobre a vulnerabilidade de cães e gatos

Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas…

1 semana atrás
  • Sem categoria

O que diz a pelagem do seu pet

Características como brilho, textura e até mesmo a quantidade de pelos que cães e gatos…

3 semanas atrás
  • Sem categoria

Dia dos animais com histórias inspiradoras de adoção

  Quem já adotou um pet garante: mais do que oferecer um novo lar a…

2 meses atrás