Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas inteiras de prédios ganharam mensagens como: “Se todos os pets abandonados do Brasil morassem nesse prédio, ele teria 200 mil andares” ou “A fila com todos os pets abandonados iria daqui até Fortaleza”. A ação, criada por Guabi Natural, marca de alimentos Super Premium Natural da BRF Pet, faz parte da campanha de Dezembro Verde, movimento nacional de conscientização sobre o abandono de animais.
A ideia é usar o impacto visual das projeções urbanas para dar dimensão a um problema que ainda é invisível para muitos: mais de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil, segundo a Abempet (Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação). As projeções tiveram como objetivo dar dimensão à gravidade do problema. Nos locais das projeções, circulam mais de 230 mil pessoas por dia.
“O número de pets em situação de vulnerabilidade é alarmante e tende a crescer no fim do ano, período em que as festas e as viagens aumentam os casos de pets deixados para trás. O abandono é um problema antigo, mas, muitas vezes, naturalizado. Queremos ajudar a romper essa indiferença, mostrando que cada número representa uma vida. O Dezembro Verde é uma oportunidade para promovermos empatia e reflexão, reforçando que o abandono é crime e que a adoção responsável é o caminho para mudar essa realidade”, explica Stanley Andrade, diretor da BRF Pet.
No Brasil, dos 4,8 milhões de pets em situação de vulnerabilidade, 60% são cães e 40% gatos. Além disso, cerca de 201 mil animais (92% cães, 8% gatos) estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país, ainda segundo a Abempet.
Para além das projeções, a campanha de Guabi Natural conecta diferentes frentes de engajamento. Ao longo de dezembro, a marca expande o debate sobre o tema com um desafio no TikTok, uma editoria especial no Instagram da marca (@guabinaturalbr) e criação de conteúdo por um time de 20 influenciadores de diversas regiões, que traduzirão os dados de abandono para a realidade de suas cidades.
A campanha ainda conta com a parceria da ONG GAVAA, que vai produzir materiais informativos especialmente para o Instagram da marca sobre adoção responsável, combate ao abandono e histórias reais de resgate.
Guabi Natural é parceira da instituição há cinco anos, o que possibilitou doar 111 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados, sendo mais de 1 milhão de refeições fornecidas, além de apoiar a adoção de 1.800 pets.
“Dezembro é a época em que muitas famílias viajam e acabam deixando seus animais, ou quando os pets se assustam com os fogos e fogem de casa. Todos os anos registramos um aumento nos resgates nesse período. E com a chegada do Natal, vale reforçar: pet não é presente, não é um objeto. É um ser vivo que exige cuidado, responsabilidade e amor. Por isso, ações de conscientização como essa são tão importantes”, destaca Juliana Valverde, responsável pela ONG GAVAA, que hoje abriga cerca de 300 animais e trabalha no resgate e encaminhamento para adoção.
A Guabi Natural mantém ainda a plataforma “Um Pet é pra Sempre” (guabinatural.com.br/umpeteprasempre), que reúne um quiz interativo sobre adoção responsável, um e-book gratuito e um guia com ONGs e canais de denúncia de maus-tratos e abandono.
“Nosso propósito é contribuir para uma vida melhor para todos os pets — inclusive aqueles que ainda não têm um lar definitivo. Acreditamos que informação e empatia são fundamentais para transformar essa realidade”, explica Stanley Andrade, diretor da BRF Pet.
_
Características como brilho, textura e até mesmo a quantidade de pelos que cães e gatos…
Quem já adotou um pet garante: mais do que oferecer um novo lar a…
Todos os animais são igualmente lindos. Mas, para promover a causa do bem-estar e da…
Quando se fala em alimentação saudável e completa para cães e gatos, muitos tutores se…
Muito mais do que o melhor amigo do homem, o cachorro é, hoje, membro da…
Uma pesquisa da plataforma de serviços GetNinjas mostra como os brasileiros se preocupam com o…