Caramelo vence tumor e é homenageado

Compartilhe

Tratado em clínica universitária, que cobra preços simbólicos pelo atendimento, cachorrinho resgatado das ruas de Ceilândia conquistou a equipe de professores e alunos do UNICEPLAC

Caramelo ganhou o coração dos médicos e alunos da clínica veterinária do UNIPLAC Crédito: Paulo Almeida/Divulgação

Resgatado das ruas de Ceilândia, onde morava em uma casinha de papelão, o cãozinho Caramelo mobilizou nesta terça-feira (23/4) funcionários da clínica veterinária do Centro Universitário Uniceplac, no Gama, que comemoraram seu último dia de tratamento. O simpático cachorro tinha um tumor venéreo transmissível (TVT), de difícil diagnóstico. Internado por três meses, finalmente recebeu alta.

A tutora, Gabriela Pereira, conheceu o Caramelo em 2022. Ela lembra que ficou sabendo que um cachorrinho encontrado na BR tinha sido levado para uma praça em Ceilândia, onde todos cuidavam dele. Foi amor à primeira vista. Com ajuda de sua vizinha, começou a cuidar do cãozinho, que recebeu vacina, remédios e foi castrado. Mas,um ano depois, ele ficou doente.
“O Caramelo chegou a fazer um tratamento para infecção urinária, mas descobriram depois que esta não era a causa”, conta Gabriela. Após passagens por várias clínicas, foi no UNICEPLAC que ele recebeu o diagnóstico correto.

“O tumor venéreo transmissível (TVT) é causado por um linfossarcoma, transmitido por células de animal para animal, por contato direto, principalmente pelo contato sexual, brigas ou interações, como lambedura, mordedura ou arranhadura, entre portadores e susceptíveis — atividades bastante comuns entre os cachorros. Esse é um dos motivos para não deixar os animais saírem às ruas sozinhos sem um responsável, sem coleira e guia”, explica o professor Igor Melo Zimovski, diretor da Clínica Veterinária do UNICEPLAC.

De acordo com o especialista, o TVT é um dos tumores que mais acomete a espécie canina, no entanto, tem difícil diagnóstico. “Isso porque, geralmente, os tumores se encontram no interior das genitálias dos animais, sendo esse locais de difícil visualização. É por meio do exame dessas lesões que se chega ao diagnóstico correto”, esclarece o Igor.

Carameo foi tratado pela equipe de Igor Melo Zimovski, diretor da Clínica Veterinária do UNICEPLAC Crédito: Paulo Almeida/Divulgação

Os sintomas também podem ser confundidos com outras doenças. “Inicialmente, o animal vai apresentar aumento da frequência de lambeduras do local afetado, demonstrando incômodo nessas regiões, assim como apresentação de secreção líquida, geralmente com cor de sangue, que vai aumentando conforme o tumor vai crescendo, o que muitas vezes é confundido com urina com sangue. E quando o tumor já está maior, pode-se visualizar um aumento de volume das regiões afetadas, e até mesmo visualização do tumor aderido às mucosas das genitálias”, explica o professor.

O tratamento do Caramelo durou três meses. Ficou internado, tomou soro e remédios. Alegre, conquistou a equipe de professores e alunos do UNICEPLAC, que organizaram a homenagem em seu último dia na clínica.

Assim como foi realizado com o Caramelo, o principal tratamento é feito com a aplicação de uma medicação específica via intravenosa. “São feitas, no mínimo, quatro aplicações, uma a cada semana ou até remissão total do tumor. Antes de cada aplicação, é recomendado a realização de um hemograma completo, visto que essa medicação é imunossupressora. Após a remissão do tumor, o animal, geralmente, tem vida normal. O Caramelo, por exemplo, ganhou uma nova chance”, comemora o veterinário.

Caramelo com a tutora Gabriela Pereira e Igor Melo Zimovski, diretor da Clínica Veterinária do UNICEPLAC Crédito: Paulo Almeida/Divulgação

Sobre a clínica veterinária UNICEPLAC
A clínica veterinária do UNICEPLAC é uma clínica escola, onde os alunos do curso de medicina veterinária, junto com professores e médicos veterinários formados, têm a oportunidade de vivenciar a rotina de uma clínica veterinária na prática. No espaço, localizado na sede do Centro Universitário, no Gama, são realizados atendimentos de cães, gatos, além de animais de grande porte na Fazenda Escola, sempre com a supervisão de um profissional qualificado.

Entre os serviços, a clínica oferece consultas, raio X, exames laboratoriais, cirurgias e internação durante o dia. O preço de cada serviço é uma taxa simbólica, de acordo com a necessidade do tratamento.

Não é necessário agendamento. O atendimento é feito por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h, das 14 às 17h e das 18 às 21h. Mais informações pelo telefone 3035-1806.

Veja o vídeo da homenagem:

Paloma Oliveto

Publicado por
Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Campanha pelo fim de fogos de artifício

Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Ceia sem sustos

No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Férias tranquilas com o pet seguro

As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Pesquisa pioneira mostra que hipnose ajuda cães sensíveis a ruídos sonoros

Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Nutrição de qualidade e atividade física afastam dores nas articulações

Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Cães de pessoas em situação de rua serão vacinados

Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…

2 meses atrás