Labrador obeso tem segunda chance e perde 30kg

Compartilhe

Família inglesa decide adotar o cão obeso e ajudá-lo a perder peso. Foram 10 meses de muita dedicação e, agora, Shiloh é um animal feliz e saudável

Do The Dodo

Shiloh, assim que foi adotado: mais de 60kg e muitas dificuldades de locomoção. Crédito: Heidi Fiori

Depois de perder um dos seus labradores, Heidi Fiore e seu marido decidiram que estavam prontos para receber outro animal na sua família. Eles viram um post no Facebook sobre um labrador que precisava de uma casa e era “um pouco acima do peso”. O casal, da Inglaterra, dirigiu mais de uma hora para conhecê-lo.

Quando a mulher que fez o post o deixou sair do seu canil, ele veio correndo em direção a Heide – que não podia acreditar no que estava vendo. “Ele era o cão mais pesado que eu já vi na minha vida. Ele parecia um daqueles porcos enormes que você vê nas fazendas “, disse Fiore ao portal The Dodo. “Tudo o que eu poderia dizer era ‘Oh, meu Deus ‘, repetidamente. Percebemos imediatamente que ele era um cão feliz, com uma personalidade amorosa, a cauda sempre abalando. Decidimos que o acolher. Eu sabia que poderíamos ajudá-lo. Nós não dissemos nada às crianças, e quando minha filha chegou da escola, ela disse: ‘O que é isso?”, recorda.

Quando o adotaram, Shiloh pesava 66kg: quase o dobro do que deveria. Ele era tão grande que tinha dificuldade para se mover.  Cada vez que caminhava, Shiloh tinha de parar pelo menos 15 vezes e mal se encaixava na parte de trás da minivan. Para subir no sofá, precisava de muita ajuda.

Mas sua nova família sabia que tinha de ajudá-lo a perder peso rapidamente, para que Shiloh abraçar alguém sem, acidentalmente, esmagar a pessoa…

Fiore teve que pesquisar rapidamente sobre perda de peso de cães e chegar a um plano de longo prazo para ajudar Shiloh a perder os quilos extras. A família começou a levá-lo ao veterinário mensalmente e todos estavam determinados a ajudar o labrador a alcançar um peso saudável para que ele pudesse viver sua vida ao máximo.

“Ele prosseguiu com alimentos dietéticos saudáveis, comendo duas refeições por dia”, conta Fiore. “Completamos as refeições com feijão verde e abóbora. Sem petiscos ou restos de comida! Eu também lhe dei suplementos para as articulações, porque ser tão pesado, obviamente, pode ser um fardo.”

Junto aos novos hábitos alimentares saudáveis, Shiloh começou a exercitar-se diariamente, passando de três a cinco caminhadas todos os dias. No início, os passeios eram incrivelmente difíceis para ele, mas, à medida que as semanas passavam e os quilos continuavam a cair, as caminhadas ficavam mais fáceis, e ele começou a apreciá-las cada vez mais. “Rapidamente, ele se tornou um cara popular em nosso bairro, e ele teve muitas pessoas o animando ao longo de sua jornada de perda de peso “.

Depois de apenas dois meses com sua nova família, Shiloh havia perdido incríveis 20kg, mas, mesmo assim, ele ainda tinha um caminho a percorrer. Toda vez que ele saía om sua família, as pessoas perguntavam sobre ele, sempre admiradas com seu tamanho. “As pessoas olhavam fixamente, faziam perguntas, riram e perguntavam qual era a raça dele (porque ele não parecia um labrador chocolate). Eu sempre tinha de explicar que tínhamos acabado de adotá-lo e que ele estava em uma jornada de perda de peso”, revela Fiore.

A jornada de perda de peso de Shiloh levou 10 meses inteiros, mas cada momento foi extremamente valioso, tanto para Shiloh quanto para sua família. Hoje, ele pesa um peso saudável de 38kg: quase 30kg a menos do que estava quando sua família o adotou.
O labrador, saudável, depois de perder quase 30kg Crédito: Heidi Fiori

Agora, Shiloh tem toda a energia do mundo, e não tem nenhum problema para se mover ou fazer qualquer coisa que ele queira. Ele pode passear por 3km sem fazer pausas, e adora correr pela praia perto de casa. O labrador está mais feliz e mais ativo do que nunca – tudo porque sua família decidiu ter uma chance a ele. Quer acompanhar a jornada de Shiloh? Entre em sua página, no Facebook.

Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Cães de pessoas em situação de rua serão vacinados

Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Câncer de próstata: entenda sintomas em pets

Assim como para os humanos, o Novembro Azul no mundo dos pets também é dedicado…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Pets com deficiência merecem todo o amor do mundo

  Pets com deficiência podem viver felizes e cheios de amor. No entanto, a falta…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Campanha do “AUmor”

  Com um time de influenciadores de peso, a Au.Migos Pets, marca de pet care…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Os benefícios dos pets à saúde mental

  A presença de animais de estimação tem um papel essencial na saúde mental, beneficiando…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Manual dá dicas importantes sobre os cuidados com filhotinhos de cães e gatos   O…

2 meses atrás