Aberto há seis anos em Lviv, na Ucrânia, o Cat Cafe Lviv é o lar de 20 gatos, que recebem os visitantes e pedem chamego enquanto eles comem e tomam um cafezinho. Segundo o proprietário, Serhii Oliinyk, os animais ajudam os consumidores a relaxarem: muitos entram na loja apenas para brincar com eles.
Porém, nos últimos dias, com a invasão russa, o clima está cada vez mais pesado não só em Lviv, mas em toda a Ucrânia. Ollinyk e a família, porém, resolveram ficar e manter as portas do café abertas, não só como ato de resistência, mas para proteger os gatinhos. “Eles vivem aqui desde os 4 meses de idade. São como família. Percebemos que nunca vamos deixar nosso país, que esse é o único lugar onde nos enxergamos no futuro”, contou o comerciante ao site The Dodo.
Para Ollinyk, mais do que nunca, as pessoas na Ucrânia precisam do clima de paz e tranquilidade que os gatinhos ajudam a construir no café. “Atualmente, temos menos visitantes regulares, mas há pessoas que vêm até de outras cidades. Elas precisam de comida quente e emoções positivas.” Segundo o comerciante, duas das salas do café ficam no porão. Por isso, em caso de bombardeio, há um espaço seguro, tanto para as pessoas quanto para
os gatinhos que moram no Cat Cafe Lviv.
No perfil do Facebook, Ollinyk agradeceu o apoio que tem recebido de todo o mundo. Com uma conta no PayPal, o estabelecimento vai doar 50% das transferências para o exército ucraniano.
Dezembro costuma ser sinônimo de festa, casa cheia e muita movimentação. Para cães e gatos,…
Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas…
Características como brilho, textura e até mesmo a quantidade de pelos que cães e gatos…
Quem já adotou um pet garante: mais do que oferecer um novo lar a…
Todos os animais são igualmente lindos. Mas, para promover a causa do bem-estar e da…
Quando se fala em alimentação saudável e completa para cães e gatos, muitos tutores se…