Cachorro também tem depressão

Compartilhe

Assim como humanos, cachorros podem ficar deprimidos. Mudanças no comportamento e hábitos repetitivos, como lambeduras, e até mesmo automutilação são sintomas de que algo não vai bem

Crédito: Reprodução

O pet não quer comer, tem mordido a patinha ou o rabo e está bocejando com frequência? Esses sintomas podem indicar que o cachorrinho está se sentindo deprimido. Assim como os humanos, eles podem, sim, ficar tristes. “Cães são dotados de um grande repertório de emoções e esse é um dos principais motivos que os tornam grandes companheiros para as famílias”, explica Renata Ragazini, especialista em comportamento animal e passeadora da DogHero.

São diversos os motivos que levam os cães a sentirem tristeza. É importante detectar cada um deles para agir rapidamente, já que este estado de espírito pode até mesmo comprometer a saúde do animal, pois passa a interferir na alimentação, sono e atividades físicas. Pensando nisso, Renata separou alguns sintomas para ficar de olho e dicas para levar a felicidade de voltar ao cachorro. Confira:

Sintomas de tristeza:

– Mudança brusca de comportamento, permanecendo isolado em um canto da residência;

– Automutilação: morder extremidades como patas e rabo;

– Lamber o nariz, se coçar ou bocejar com frequência;

– Perda de apetite;

– Chorar excessivamente

O que pode ser?

Os cachorros são animais extremamente empáticos. Por conta disto, eles podem manifestar sentimentos parecidos com os dos donos. “Antes de deduzir a depressão do cão, é importante analisar o própria estado emocional e avaliar se a tristeza dele é reflexo da sua”, explica Renata. Se não for o caso, os motivos podem estar associados a outras questões, como

perda do seu brinquedo favorito, Mudança de ambiente, Algum problema de saúde (neste caso, o ideal é levar ao veterinário) e Falta de atenção e tédio também podem deixar o cachorro triste.

Como alegrar o cachorro?

Ficar em casa o dia inteiro trancado, sem internet, sem telefone, sem televisão e sem nenhuma opção para distrair é o cenário perfeito para deixar qualquer ser humano deprimido. O mesmo acontece com o cachorro. “Os cães são sociais, gostam de encontrar outras pessoas, outros cães. Os passeios promovem essa socialização, gastam energia e reduzem o estresse, aliviam e tédio e, por consequência, melhoram o humor dos cachorros”, destaca Renata.

Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Ajuda aos animais do Rio Grande do Sul

A Petlove realizou a doação de mais de sete toneladas de ração super premium em…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Cães treinados ajudam crianças com autismo

No mês de conscientização do autismo, o Instituto Adimax comemora os avanços proporcionados pela formação…

3 semanas atrás
  • Sem categoria

Cuidados com as futuras mamães

A gravidez é um momento delicado para humanos e pets. Durante toda a gestação do…

3 semanas atrás
  • Sem categoria

Conselho de Veterinária quer regulamentação do transporte de animais

Com a morte do golden retriever Joca, devido a um erro logístico de transporte de carga…

4 semanas atrás
  • Sem categoria

Caramelo vence tumor e é homenageado

Tratado em clínica universitária, que cobra preços simbólicos pelo atendimento, cachorrinho resgatado das ruas de…

4 semanas atrás
  • Sem categoria

Família multiespécie em harmonia

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, realizado junto ao IBGE, o Censo Pet apontou que os brasileiros têm hoje mais…

4 semanas atrás