Cachorro pode pegar dengue?

Compartilhe

(da ANDA)

(fonte: clubeparacachorros)

(foto: Luís Tajes / @LuísTajes )

A proximidade do verão traz junto a preocupação com a dengue, pois é neste período que aumenta a concentração dos casos da doença. Muitas pessoas que têm cães em casa também se preocupam com a saúde do seu animal doméstico: será que o animal corre algum risco nesta época de epidemia de dengue?

Não, os cachorros não podem pegar dengue!

Embora o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, seja capaz de picar outros animais, ele só consegue transmitir a doença para o homem, que é o único reservatório vertebrado do vírus. Assim sendo, mesmo que o seu cãozinho seja picado pelo mosquito transmissor da doença, ele não terá dengue.

Segundo um estudo de 2001, publicado no “Journal of Medical Entomology”, uma das possíveis explicações para isto é que o sangue humano possui uma determinada concentração de uma proteína, denominada isoleucina, que é utilizada pelo mosquito para sintetizar as suas reservas energéticas e conseguir se reproduzir. Devido a isso, o mosquito escolhe se alimentar de sangue humano, transmitindo a doença.

Apesar de os cachorros não fazerem parte do ciclo da dengue, eles podem ser atingidos por outras doenças bastante graves que também são transmitidas por mosquitos, dentre as quais estão a leishmaniose e a dirofilariose.

Dengue e dirofilariose têm alguma relação?

Existem trabalhos que defendem a potencialidade do mosquito Aedes transmitir o parasita da dirofilariose, no entanto, nada foi comprovado. Inclusive, existem evidências de a não existe nenhuma ligação direta entre as duas doenças, pois, em mais de 10 anos de surtos de dengue no Rio de Janeiro, a incidência de dirofilariose não aumentou.

Não existe na literatura que comprove o boato de que o Aedes aegypti transmita o agente patogênico da dirofilariose. De acordo com especialistas, a picada de um mosquito é responsável por introduzir a dirofilária na circulação sanguínea do animal, porém o transmissor principal é o inseto do gênero culex.

Os mosquitos do gênero culex e Aedes possuem hábitos de vida diferentes e a sua reprodução ocorre em ambientes distintos.

Para proteger o seu animalzinho das doenças, é importante utilizar alguns produtos específicos que afastem os mosquitos. No caso da dirofilariose, recomenda-se o uso de um medicamento preventivo. Lembre-se sempre de pedir orientação a um médico veterinário para garantir a saúde do seu cachorro.

Bono Blue

é jornalista, um cão farejador de notícias

Publicado por
Bono Blue

Posts recentes

  • Sem categoria

Campanha pelo fim de fogos de artifício

Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Ceia sem sustos

No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Férias tranquilas com o pet seguro

As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Pesquisa pioneira mostra que hipnose ajuda cães sensíveis a ruídos sonoros

Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Nutrição de qualidade e atividade física afastam dores nas articulações

Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Cães de pessoas em situação de rua serão vacinados

Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…

2 meses atrás