A brincadeira é, muitas vezes, considerada um indicador e promotor do bem-estar animal. Brincar com seu gato também pode fortalecer os laços gato-humano. Em um novo estudo, os cientistas investigaram essas ligações aplicando métodos empíricos aprofundados para analisar dados coletados em todo o mundo.
Pesquisadores da Escola de Ciência Animal e Veterinária da Universidade de Adelaide, na Austrália, criaram uma pesquisa online em consulta com veterinários, especialistas em comportamento animal e tutores de gatos, para investigar fatores relacionados a brincadeiras associados ao bem-estar desses animais. As medidas incluem: qualidade de vida do gato, qualidade do relacionamento gato-guardião, prevalência de problemas comportamentais e mudanças comportamentais.
“Os resultados da nossa pesquisa, com base nas respostas de 591 tutores de gatos de 55 países, indicaram que uma maior brincadeira do gato e mais tipos de jogos foram significativamente associados a uma melhor qualidade de vida do animal”, disse Julia Henning, da Universidade de Adelaide, que conduziu o estudo. “Além disso, maiores quantidades de brincadeiras diárias e jogos diários foram associados a relacionamentos gato-guardião de melhor qualidade”.
Quando se trata de gatos que vivem dentro ou fora de casa, aqueles que ficam exclusivamente no interior doméstico foram associados à maior qualidade de vida do animal, e intensificação da relação com o tutor.
A equipe publicou recentemente suas descobertas na revista Animal Welfare .
A professora associada Susan Hazel, professora sênior da Universidade de Adelaide, que também trabalhou no estudo, disse: “Embora nossa pesquisa seja uma contribuição importante para o conhecimento sobre o bem-estar dos gatos, as pesquisas de autorrelato têm limitações. As respostas dos amantes de gatos podem ser propensas a vieses de entrevista e memória e limitadas em sua capacidade de avaliar o comportamento”, ressalta. “Em última análise, recomendamos que mais pesquisas sejam necessárias. Investigações adicionais poderiam resolver exatamente quanto jogo e que tipo é mais adequado para alcançar um melhor bem-estar do gato. Isso seria o miado do gato.”
Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de…
No momento da Ceia de Natal, as mesas das famílias são fartas e diversificadas em…
As férias chegaram, e para muitas famílias, esse é o momento ideal para viajar. Mas,…
Estudo foi conduzido em Brasília, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Técnica reduziu o…
Oferecer uma vida de qualidade para animais de companhia vai além de brincadeiras e petiscos.…
Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…