Sem sacrifício

Compartilhe

Cachorro sintético substitui sacrifício de animais em aulas de medicina veterinária. Faculdade de São Paulo é a primeira a investir nesta tecnologia no Brasil

Cão sintético substitui animais nas aulas de anatomia Crédito: SynDaver Labs/Divulgação

Nas faculdades de medicina veterinária de todo o mundo, a vida de muitos animais está sendo salva por um cachorro de borracha. Extremamente detalhado e realista, o SynDaver Canine é um modelo sintético utilizado nas aulas de anatomia e de procedimentos cirúrgicos. A fabricante utiliza um material patenteado que age como o tecido vivo, reproduzindo com acurácia uma série de sistemas corporais funcionais. Além disso, o animal sintético tem coração com batimentos, sistema circulatório e sangra quando são feitos cortes.

Agora, estudantes brasileiros poderão treinar neste modelo, dispensando a eutanásia de animais reais. O recém-inaugurado curso de medicina veterinária da Faculdade das Américas (FAM), em São Paulo, é o primeiro no Brasil a utilizar o SynDaver Canine para aulas de anatomia, importado pela Csanmek,empresa especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional.

O cachorro sintético será utilizado para simulações cirúrgicas e treinamentos de habilidades. Ele integra o sistema multidisciplinar da FAM para o ensino da veterinária e será utilizado junto com a Plataforma 3D de simulações de anatomia, desenvolvida pela Csanmek. O equipamento funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo canino, que permite aos alunos realizar dissecações virtuais e ter acesso a locais que dificilmente teriam em um cadáver real.

O simulador 3D utilizado na FAM possui ainda uma ferramenta de integração entre hospitais e salas de aula e oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de animais, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real.

“Todos os anos, milhares de animais são sacrificados para o ensino. Essa tecnologia foi desenvolvida para reduzir esses números e modificar esse cenário, pois o simulador cirúrgico permite que os alunos utilizem um modelo realístico com todos os sistemas e órgãos na mesma coloração e densidade do real”, comenta Claudio Santana, fundador da Csanmek Tecnologia.

“Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas, e, junto com o Syndaver Canine, formou-se o cenário ideal”, conclui Santana.

Veja uma demonstração do SynDaver Canine:

Paloma Oliveto

Posts recentes

  • Sem categoria

Cães de pessoas em situação de rua serão vacinados

Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Câncer de próstata: entenda sintomas em pets

Assim como para os humanos, o Novembro Azul no mundo dos pets também é dedicado…

2 semanas atrás
  • Sem categoria

Pets com deficiência merecem todo o amor do mundo

  Pets com deficiência podem viver felizes e cheios de amor. No entanto, a falta…

1 mês atrás
  • Sem categoria

Campanha do “AUmor”

  Com um time de influenciadores de peso, a Au.Migos Pets, marca de pet care…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Os benefícios dos pets à saúde mental

  A presença de animais de estimação tem um papel essencial na saúde mental, beneficiando…

2 meses atrás
  • Sem categoria

Manual dá dicas importantes sobre os cuidados com filhotinhos de cães e gatos   O…

2 meses atrás