Foi durante o check-up anual que a labradora Safira, 4 anos e sete meses, foi diagnosticada com um câncer, o mastocitoma grau II. Graças à detecção precoce, a cachorrinha foi encaminhada a uma oncologista e operada uma semana depois da consulta. Com o tratamento adequado e a tempo, Safira recebeu alta em 4 de fevereiro e foi considerada curada.
Os tutores de Safira não tinham o hábito de fazer o check-up anual. “No primeiro ano da Safira, eu muito não ligava para quase nada. Dava as vacinas e estava tudo certo”, conta o analista de sistemas Jose Clavijo. Quando a labradora tinha 2 anos, passou para outra veterinária, que explicou a necessidade de fazer hemograma e exame físico antes de vacinar. Daí surgiu o hábito de submeter a cachorra à varredura, que inclui hemograma completo, perfil hepático e renal, triglicerídeos, colesterol e creatinina, entre outros.
Na fase do controle do câncer, também era feito o eletrocardiograma e a ecografia. Esse último exame foi incorporado ao check-up anual de Safira, mesmo depois da alta. Além do rastreamento, Safira se consulta semestralmente com a veterinária.
“O check-up permite identificar um problema cedo, antes de a doença se manifestar, o que ajuda no tratamento e na recuperação do pet”, conta Camila Lozano, veterinária da Petz. De acordo com ela, o ideal é fazer uma visita ao veterinário a cada seis meses. A partir de exames de rotina, é possível identificar diferentes doenças, antes mesmo de os sintomas se agravarem. “Quanto mais cedo for feito um diagnóstico preciso para o tratamento, maiores serão as chances de sucesso e de recuperação do pet”, explica.
Durante a consulta, são avaliados os níveis de hidratação, peso, temperatura, pressão e batimentos cardíacos. Além de apalpar e observar o pet, o veterinário faz um o exame de sangue, para checar possíveis infecções ou anemias. Caso necessário, ele indica novos exames específicos para um diagnóstico mais preciso. Nos bichinhos mais velhos, as funções renais e do fígado também são analisadas.
A importância do check-up
Ação acontece em Brasília, no dia 15 de novembro, no assentamento de catadores de reciclagem.…
Assim como para os humanos, o Novembro Azul no mundo dos pets também é dedicado…
Pets com deficiência podem viver felizes e cheios de amor. No entanto, a falta…
Com um time de influenciadores de peso, a Au.Migos Pets, marca de pet care…
A presença de animais de estimação tem um papel essencial na saúde mental, beneficiando…