Uma vez li um texto de um escritor porto-riquenho — cujo talento merecia que eu me lembrasse do nome dele — que, sabiamente, chegava à seguinte conclusão: “todo amor platônico é eterno.”
Exatamente por ser improvável é igualmente infindável. O “e se tivesse acontecido” é um verdadeiro escudo para se manter perfeito para sempre. O amor que não se concretizou também não foi corroído pelos desgastes da realidade e da convivência. Assim, é para sempre absoluto, benefício do que é idílico.
Isso me fez lembrar também de uma história real da qual me aproprio sem a autorização dos protagonistas. Por ser um furto, protejo a identidade dos mesmos, que me cedem parte do passado sem consentimento.
Há mais de 50 anos, ela conheceu o rapaz bonito que lhe roubou o coração. Uma traição em tempos conservadores o obrigou a se juntar a uma outra pessoa e a deixou com a alma aos cacos.
Mais de meio século depois, ela mantém a foto dele ao lado da dela. Ambos com os belos traços da juventude. Na mesma carteira, ela também guarda o retrato do falecido marido, igualmente ao lado de um 3×4 dela, só que em nova pose.
Enquanto mostra as recordações, acaricia o rosto do primeiro amor, eternizado em um papel. Não esconde a paixão guardada na mente. Com a permissão que a idade lhe concede, de livrá-la de julgamentos, ela balança os dois braços com os punhos fechados, como quem pragueja e diz: “por que não larguei tudo e fui atrás dele?”
Não faltou desejo, mas coragem. Ambos com nova família, esse amor do passado não fez parte do futuro. Ao mesmo tempo, é mais presente do que qualquer recordação. Aquela senhora nunca se esqueceu daquele belo rapaz e construiu nova vida ao lado de outro homem, carregando no peito a dúvida do “e se”.
E se tivessem ficado juntos? E se esse amor tivesse sido vivido? Não ousaria dar uma reposta a essa dona que, aos 93 anos, ainda amaldiçoa aquela despedida. Eu me arriscaria a dizer a ela, no entanto, que é uma sortuda. Justamente por não ser real, esse amor é eterno. Minha senhora, acredite, essa é única forma de ele ser para sempre.
Escreva: fsduarte@hotmail.com