Haverá roda de conversa sobre o meu livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (más) representações e questões de gênero nos cinemas (Editora Appris), na Livraria Leitura do Píer 21, em Brasília. Estão todas e todos convidados para o debate, que ocorre nesta quarta-feira (26), a partir das 19h.
O livro, lançado há um mês, desnuda os problemáticos estereótipos (interseccionais) de gênero e o quanto a história das produções audiovisuais, desde sempre, está ligada às outras formas do fazer artístico e literário no que tange aos olhares das sociedades patriarcais e cargas de preconceitos, fobias e segregacionismos.
Ao longo dos capítulos, por meio de estudos de caso e críticas, são recontadas as teorias e as histórias dos cinemas produzidos para as massas, para as grandes bilheterias e audiências, bem como as produções independentes, em geral realizadas por cineastas “periféricos” ao eurocentrismo: é o cinema de “sotaque”, com olhares de mulheres e homens fronteiriços, que transbordam hibridismos culturais, transnacionais, e seus exílios internos e externos. As(os) leitoras(es) terão surpresas com os “apagões”, omissões, sobre as mulheres que fizeram parte ativa na criação das narrativas audiovisuais como as conhecemos até hoje.
São abordadas e aprofundadas questões fundamentais sobre a influência massiva das produções audiovisuais em comportamentos, políticas (sociais, culturais e de governos), economias, religiões, e cotidianos das sociedades globais e locais. Para as análises e os recursos de estudos de caso e críticas, foram repassadas as técnicas e teorias fílmicas, análises de imagem e do discurso, e as histórias dos cinemas mundiais, tanto os produzidos para as grandes bilheterias – em especial o de Hollywood – como os chamados “independentes”, os produzidos e distribuídos em menor escala. A pesquisa é, em essência, fundamentada nos estudos de gênero e feministas, para estudar a fundo as representações, as questões críticas, as estatísticas, e os modelos e estereótipos nos cinemas, nas TVs e nas atuais produções em canais de streaming digital, como o Netflix e o Hulu.
Roda de Conversa sobre o livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales
Livraria Leitura, Pier 21: Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Loja A2, Brasília
Dia: 26 de Junho (quarta-feira)
Horário: 19h
Autora: Sandra de S. Machado
Editora Appris, 365 páginas
E filme sobre o livreiro será exibido na UnB Caros e caras, quem está…
Livro debate questões de gênero nos cinemas Convido vocês, leitoras e leitores, para o…
Neste domingo e sempre Neste Dia especial, dedicado com carinho, amor e atenção às…
O Brasil do Século 21 é Machopata Somente nestas últimas três décadas, o machismo…
Notas sobre Religião, Cultura e Sociedade Em meio à perplexidade, em tempos de retrocessos dos…
A Distopia rasteja debaixo das nossas portas O Conto da Aia – The Handmaid’s Tale,…