A holandesa Sarina Wiegman, comandante da seleção holandesa, foi eleita a melhor treinadora do futebol feminino na premiação organizada pela Fifa para divulgar os melhores do mundo da temporada, nesta segunda-feira (23/10). A técnica não marcou presença no evento realizado no London Palladium, em Londres, por compromissos com a seleção, mas recebeu o troféu do ex-jogador Van Basten e gravou um vídeo agradecendo o reconhecimento, que passou no telão durante a cerimônia.
A técnica foi destaque no título europeu da Holanda, em agosto, e venceu a concorrência do francês Gérard Prêcheur, técnico do Lyon, e do dinamarquês Nils Nielsen, comandante da seleção da Dinamarca feminina. Os três foram os finalistas do troféu que definiu o campeão de 2017.
A ex-jogadora Sarina Wiegman começou a trajetória na seleção holandesa de futebol feminino em 2014, como assistente técnica. Neste período, ela dividia a tarefa com a coordenadoria da categoria de base sub-19 da seleção. Em 2015, quando o técnico Roger Reijners deixou o comando da seleção principal, Sarina assumiu como treinadora interina por dois meses.
Quando Arjan Van der Laan foi escolhido como novo técnico, a holandesa voltou ao cargo de assistente. Em julho de 2016, Sarina recebeu a licença de treinadora da Uefa. Em dezembro daquele mesmo ano, Van der Laan foi demitido. Sarina novamente assumiu como interina e, 21 dias depois, em 13 de janeiro de 2017, foi admitida como técnica da seleção holandesa.
Entre os candidatos ao prêmio da Fifa de melhor técnico do futebol feminino, também havia Emma Hayes, técnica do Chelsea, e Florence Omagbemi, treinadora da Nigéria, como representantes femininas ao título.
A lista ainda contava com o alemão Ralf Kellermann, do VfL Wolfsburg; o espanhol Xavi Llorens, do Barcelona; o francês Olivier Echouafni, comandante da seleção francesa, o austríaco Dominik Thalhammer, da seleção da Áustria, e o norte corano Hwang Yong-Bong, da seleção da Coréia do Norte.
A eleição da Fifa que define os melhores do mundo da temporada incluiu o prêmio aos treinadores em 2010, tanto no futebol masculino quanto feminino. Nos oito anos em que ocorreram a eleição, as mulheres levaram o título em seis deles.
A alemã Silvia Neid é a única eleita por três vezes melhor do mundo, em 2010, 2013 e 2016. Ela foi campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016 e ganhou a Copa do Mundo de 2008 com a seleção alemã. Confira a lista completa dos melhores técnicos e técnicas do mundo do futebol feminino:
2010: Silvia Neid, da seleção da Alemanha
2011: Norio Sasaki, da seleção do Japão
2012: Pia Sundhage, da seleção dos Estados Unidos
2013: Silvia Neid, da seleção Alemanha
2014: Ralf Kellermann, do clube alemão Wolfsburg
2015: Jill Ellis, da seleção dos Estados Unidos
2016: Silvia Neid, da seleção da Alemanha
2017: Sarina Wiegman, da seleção da Holanda
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…