O Real Brasília está mostrando a força de jogar em casa na temporada de estreia na elite do futebol nacional. Nesta quarta-feira (28/4), a equipe candanga venceu o Avaí/Kindremann, na segunda partida disputada no Estádio Ciro Machado, o Defelê. Mas não faltou emoção. O gol que garantiu os três pontos sobre o atual vice-campeão brasileiro foi marcado nos acréscimos por Janetty, após receber bela assistência de Dani Silva.
Apesar de o estádio da Vila Planalto estar se consolidando como um amuleto para as Leoas do Planalto, os 90 minutos não poupam os torcedores do sofrimento. As duas vitórias nos quatro primeiros jogos do campeonato foram conquistadas pelo placar mínimo e com sufoco até o fim. Contra o Avaí/Kindermann, uma das responsáveis pelos contornos dramáticos foi a goleira Bárbara.
A arqueira, que também defende a Seleção Brasileira, impediu que o Real Brasília abrisse o placar por duas vezes, com as atacantes Marcela e Gadu, após terem ficado frente à frente com ela no fim do primeiro tempo. Até surgirem os dois lances de maior perigo da etapa inicial, a partida não havia exigido muito esforço das goleiras.
Aos 16 minutos, Bárbara pegou um chute de fora da área da Daniele Silva que tinha o ângulo como destino. Aos 30, foi a vez da Stefane defender uma cobrança de falta com mais veneno da Tuani, no canto direito, pelo clube de Caçador-SC. Só aos 45 que a equipe do DF voltou a chegar com perigo. Uma bola cruzada para a área passou por todo mundo na frente do gol. Marcela ainda se esticou toda, mas não alcançou.
Na sequência, Marcela desperdiçou um presente do adversário. A zaga catarinense deu um passe errado que acabou nos pés da atacante do Real. Apesar da possibilita de Marcela arrancar sozinha em direção ao gol, a zagueira se recuperou a tempo de abafar o chute, que saiu fraco para a defesa da Bárbara.
O segundo tempo também deixou para os últimos minutos os lances de maior perigo. As substituições quebraram a cadencia que a partida havia ganhado na maior parte da etapa. Thábata, que entrou após o intervalo, teve uma bola oportunidade dentro da pequena área aos 41 minutos. Após um bate e rebate, a bola sobrou para ela, que girou para finalizar. O chute, porém, saiu fraco para a defesa tranquila da Bárbara.
Aos 46, outra jogadora que saiu do banco quase abriu o placar, desta vez, para as visitantes. Raíza cabeceou na trave da goleira Stefane, que saiu mal em uma bola levantada na área. Mas a rede só foi balançar mesmo aos 48 minutos. Dani Silva estava mais centralizada quando recebeu a bola e viu a Janetty avançar pela lateral esquerda para dentro da área. Ela passou e a atacante, que entrou no lugar da Gadu, bateu cruzado, de primeira, tirando da goleira.
O gol garantiu ao Real Brasília os 100% de aproveitamento em casa. As Leoas do Planalto somam 7 pontos em quatro jogos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e assumem, provisoriamente, a sexta colocação do Brasileirão A1 feminino. O próximo compromisso do time será no domingo (2/5), às 20h, contra o São José-SP, no estádio Martins Pereira.
Já o Avaí/Kindermann segue com 3 pontos (1 vitória e 3 derrotas) e, até o momento, ocupa o 10º lugar da classificação. No sábado, às 15h, o clube recebe o São Paulo, em Caçador, pela quinta rodada.
Real Brasília 1
Stefane; Eliane, Isabela, Rafa Soares e Natasha Rosas (Lana); Sassá, Andressa e Margareth (Thaís); Daniele Silva, Marcela (Thábata) e Gadu (Janety).
Técnico: Adilson Galdino
Avaí/Kindermann 0
Escalação: Bárbara; Bárbara Santos (Simeia), Tuani Lemos, Zóio e Camila Silva; Sthephaine de Assis (Raíza), Karina, Carol (Vilma) e Patrícia (Paty); Catyellen e Larissa.
Técnico: Jorge Barcellos
Gol: Janety (Real Brasília) – 48′ 2T
Cartões amarelos: Margareth (Real Brasília), Daniele Silva (Real Brasília); Karina (Avaí/Kindermann) e Catyellen (Avaí/Kindermann)
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…