Criado em 2019, o Real Brasília feminino faz uma trajetória meteórica. Após conquistar o título candango no ano de fundação da equipe feminina, o clube escreveu um capítulo importante no cenário nacional: eliminou o Tiradentes-PI pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro A2 2020, nesta sexta-feira (11/12), na primeira participação no torneio. A classificação garantiu o acesso à elite nacional, já que os quatro primeiros sobem para a Série A1.
O Real se junta ao Minas Brasília, que foi campeão da categoria de acesso em 2018 e disputa a Série A1 desde 2019. Como As Minas de Brasília garantiram a permanência na competição, o Distrito Federal terá dois integrantes na primeira divisão feminina pela primeira vez em 2021. O que abre mais uma vaga para outro representante do DF no Brasileiro A2, que será preenchida por Cresspom ou Ceilândia (que disputam a terceira colocação no torneio local). O Minas Brasilia já está na decisão candanga.
O Real Brasília pôde comemorar o acesso à elite após vencer o Tiradentes-PI, por 1 x 0, no jogo da volta das quartas de final do Brasileiro A2, no estádio Albertão, em Teresina. Após escanteio cobrado na medida por Camila Pini, a zagueira Isabela marcou, de cabeça, o gol que sacramentou a classificação brasiliense para a semifinal e, de quebra, para elite do Brasileirão feminino. Na partida de ida, o Real havia vencido por 2 x 0, em casa.
“Fui honrada com um gol no jogo e a sensação de conquistar o acesso é maravilhosa. Gratidão pelo apoio que o clube e os torcedores têm dado ao futebol feminino, que vem nesta crescente”, comemorou a zagueira Isabela, após a vitória. “É uma imensa satisfação. Procuramos tratar o futebol feminino e masculino no clube com as mesmas condições, dando todas as possibilidades para que elas desenvolvam o melhor delas dentro de campo”, pontua Felipe Belmonte, presidente do Real Brasília.
Já o técnico Evilásio de Almeida está com o pensamento na sequência da competição, de onde quer sair como campeão. “Temos que estar focados primeiramente na busca do título”, comentou. “Desde o início do trabalho, nós viemos almejando grandes conquistas no Real. Não será fácil, mas queremos fazer grandes jogos no futuro para, quem sabe, chegar ao sonho do clube que é disputar o título do Brasileiro A1”, completou o treinador.
O adversário na semifinal das Leoas do Planalto, como as jogadoras do Real Brasília também são chamadas, será o Napoli-SC ou o Juventus-SP. O Bahia também já está garantido na Série A1. O time baiano passou pelo Fortaleza e aguarda a decisão entre Ceará e Botafogo para saber quem enfrentará na próxima fase.
O Real Brasília faz uma campanha sólida na Série A2. Terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo E, atrás apenas do Botafogo com um ponto a menos. Nessa etapa, somou duas vitórias e três empates, avançando com a melhor defesa (um gol sofrido) e seis gols marcados. Nas oitavas, passou pelo 3B de Manaus (1 x 0 na ida, em Brasília, e 1 x 1 na volta). E, nas quartas, eliminou o Tiradentes com vitória nos dois jogos.
Atualização 17/12: a matéria dizia que o Cresspom já havia garantido a vaga para disputar a Série A2 do Brasileiro em 2021, mas o Candangão 2020 terá a disputa de terceiro lugar entre Cresspom e Ceilândia; o vencedor ganha a vaga.
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…