Em casa, Minas sai na frente na final da Superliga contra Praia Clube

Compartilhe

A disputa pelo título da Superliga feminina 2018/2019 colocou os dois melhores times da temporada frente a frente. Nem Rio de Janeiro,  nem Osasco estão entre eles, diferentemente dos últimos 17 anos. Como o esperado, Minas e Praia Clube fizeram um duelo emocionante e bastante equilibrado na manhã deste domingo (21/4), no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Em casa, o Minas saiu na frente na série melhor de três da final, ao vencer por 3 sets a 2, com parciais de 28/26; 25/22; 17/25; 17/25 e 15/6.

O jogo começou disputado ponto a ponto, com os times se revesando no placar.  Quando o Praia Clube estava a um ponto de fechar o primeiro set, com o placar em 24 x 23, a ponteira Fernanda Garay torceu o tornozelo direito, ao pisar no pé da companheira após descer de um bloqueio. A cena da lesão foi forte, e a campeã olímpica  saiu de quadra  carregada pela comissão médica do time, em meio a lágrimas, enquanto a torcida gritava pelo nome da ponteira no Mineirinho.

Na retomada da partida, o Minas virou o jogo e fechou a parcial por 26 x 24. Com a lesão de Fê Garay, as ponteiras Ellen e Rosamaria assumiram a responsabilidade de suprir a baixa na equipe de Uberlândia.  As donas da casa, porém,  aproveitaram o melhor momento e cresceram na segunda parcial. O Minas ampliou a vantagem no jogo, ao também vencer o segundo set, desta vez, por  25 x 22.

Fê Garay passará por exames para saber se poderá jogar a segunda partida da final Reprodução/SporTV

Mordido, o atual campeão da Superliga acordou na partida. Nicole Fawcett foi peça fundamental na reação do Praia Clube, que atropelou o Minas no terceiro set, vencendo por 25 x 17.  Sozinha, a norte-americana anotou 28 pontos, ao todo no duelo. Ex-jogadora do Minas, a ponteira Rosamaria também desencantou e ajudou a equipe comandada por Paulo Coco a levar o jogo para o tie-break.

O Praia abriu enorme vantagem no início do quarto set, quando o Minas até ensaiou uma reação, mas sem tempo suficiente para reverter o placar, que terminou igual à parcial anterior. No quinto e decisivo set, o Minas chegou a abrir 7 x 1 com boa sequência da levantadora Macris no saque. À essa altura, o Mineirinho se transformara em um caldeirão.

Com o apoio da torcida, o clube de Belo Horizonte viu as ponteiras Natália e Gabizinha, que também atuam juntas na de Seleção Brasileira, assumirem o controle no momento mais crucial do primeiro jogo da final da Superliga.  Comandado pelo italiano Stefano Lavarini, o Minas fechou a parcial por 15 x 6, largando  na frente na decisão chamada carinhosamente de “final pão de queijo”.

Jogo 2 da final da Superliga

Praia Clube e Minas voltam a se enfrentar pelo segundo jogo da final na sexta-feira (26/4), às 21h30, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. Com a vantagem, a equipe de Belo Horizonte pode já garantir o título, em caso de vitória fora de casa. O duelo será transmitido pelo SporTV 2.

Maíra Nunes

Posts recentes

Macris diz que lesão nas Olimpíadas está cobrando o preço: “Longe dos meus 100%”

Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…

3 anos atrás

Atacante Nycole, de Brasília, rompe LCA e adia sonho com a Seleção

A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…

3 anos atrás

Goleira do Minas Brasília, Karen é convocada para a Seleção Brasileira

Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…

3 anos atrás

Medalhas femininas do Brasil praticamente dobram da Rio-2016 para Tóquio-2020

O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…

3 anos atrás

Canadá vence Suécia na primeira final olímpica do futebol feminino definida nos pênaltis

Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…

3 anos atrás

Sem Tandara, Brasil domina Coreia do Sul e pegará EUA na final de Tóquio-2020

Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…

3 anos atrás