Com covid-19 pela segunda vez, Marta se diz surpresa e avisa estar bem

Compartilhe

A atacante Marta testou positivo para a covid-19 no último sábado (21/11), em exame que antecedeu a apresentação para a Seleção Brasileira. O diagnóstico obrigou a técnica sueca Pia Sundhage cortar a craque antes mesmo do início dos treinamentos para dois amistosos contra o Equador, em São Paulo. Os jogos servem de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.

Após receber muitas mensagens de carinho e de torcida pela rápida recuperação, Marta usou as redes sociais para comunicar que havia sido surpreendida pelo resultado, já que é a segunda vez que testa positivo para o novo coronavírus. Em junho, ela também teve o diagnóstico positivo para a doença. Apesar do susto, a atacante tranquilizou os fãs ao dizer que estava se sentindo bem de saúde.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no sábado mesmo, o departamento médico da Seleção Brasileira feminina comunicou o resultado do exame ao clube de Marta, o Orlando Pride, dos Estados Unidos, e disse que prestaria toda a assistência necessária à jogadora.

Após o corte de Marta, Pia convocou a defensora Camilinha, finalista do Campeonato Brasileiro A1 com o Avaí/Kindermann, para os amisto dos do Brasil contra o Equador, na Neo Química Arena, em 27 de novembro, e no estádio do Morumbi, em 1.º de dezembro.

Esta é a primeira apresentação de Camilinha na seleção principal. Ela tem 19 anos e estava na lista do técnico Jonas Urias para o período de preparação com a seleção sub-20, em Pinheiral (RJ). Após o período com a equipe principal, a defensora decide o título brasileiro, contra o Corinthians, em 6 de dezembro.

Reinfecção por covid-19 no futebol

Os casos de covid-19 em atletas têm sido frequentes após o retorno das competições esportivas. Agora, começam a aparecer também notícias de profissionais com o segundo diagnóstico positivo para a doença.

O Palmeiras, que sofreu um surto nas últimas semanas, comunicou que quatro pessoas estavam com covid-19 em novembro, após já terem testado positivo para o vírus em julho. O meia Gustavo Scarpa e o coordenador científico Daniel Gonçalves estão entre elas.

O coordenador médico do Palmeiras, Gustavo Magliocca, explicou que, na primeira vez, os atletas infectados apresentaram cargas virais mais baixas e sintomas muito leves “Tanto que em 12 dias eles estavam de volta ao trabalho muito tranquilamente. Desta vez, ambos manifestaram carga viral mais elevada, e os sintomas também”, disse, ao ge.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, em agosto, que casos relatados de reinfecção são muito raros. A recontaminação ocorre quando o código genético —uma espécie de impressão digital — do primeiro vírus é diferente do segundo. Para prová-la é preciso ter o sequenciamento das amostras dos dois vírus da infecção.

Por isso, o Ministério da Saúde afirma que não há reinfecções confirmadas no Brasil, apesar de relatos como dos casos no Palmeiras.

Maíra Nunes

Posts recentes

Macris diz que lesão nas Olimpíadas está cobrando o preço: “Longe dos meus 100%”

Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…

3 anos atrás

Atacante Nycole, de Brasília, rompe LCA e adia sonho com a Seleção

A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…

3 anos atrás

Goleira do Minas Brasília, Karen é convocada para a Seleção Brasileira

Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…

3 anos atrás

Medalhas femininas do Brasil praticamente dobram da Rio-2016 para Tóquio-2020

O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…

3 anos atrás

Canadá vence Suécia na primeira final olímpica do futebol feminino definida nos pênaltis

Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…

3 anos atrás

Sem Tandara, Brasil domina Coreia do Sul e pegará EUA na final de Tóquio-2020

Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…

3 anos atrás