A Seleção Brasileira feminina de basquete comemorou a vitória sobre os Estados Unidos que rendeu o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, há menos de uma semana. Após quebrarem um jejum de 28 anos sem verem o Brasil no lugar mais alto do pódio no Pan (com a histórica equipe de Hortência e Magic Paula em 1991, em Havana), cinco das jogadoras campeãs pan-americanas já voltam às quadras para a decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Corrêa, que começa nesta sexta-feira (15/8), às 20h, no ginásio do Tênis Clube de Campinas (TCC).
É a segunda vez seguida que os dois clubes se enfrentam na final. Dono da melhor campanha na primeira fase, com 16 vitórias e apenas duas derrotas, o Vera Cruz Campinas busca o bicampeonato. Para isso, contará com Patty, titular na campanha vitoriosa do Brasil comandado pelo técnico José Neto no Pan. Na fase eliminatória da LBF, o time paulista eliminou o Instituto Brazolin/São Bernardo nas quartas de final (2 × 0) e arrancou uma virada de tirar o fôlego dos torcedores sobre a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho nas semifinais (2 × 1).
Já o Sampaio Corrêa conta com um plantel maior de campeãs pan-americanas, a começar pela armadora Tainá Paixão, que comandou a façanha brasileira em Lima. A jogadora que nasceu no ano em que o Brasil havia ganhado no Pan de 1991 foi cestinha da vitória sobre Os Estados Unidos por 79 x 73 em Lima, com 24 pontos, e ainda anotou sete rebotes e três assistências. Completam os reforços que chegaram direto do Pan: a ala/pivô Clarissa, melhor brasileira na maior competição das Américas, e as alas Tati Pacheco e Raphaella Monteiro.
Com as quatro atletas que ajudaram o Brasil a conquistar o quarto título pan-americano do país no basquete feminino (os outros foram em 1991, 1967 e 1971), o Sampaio Corrêa terminou a primeira fase da LBF em segundo lugar, com apenas uma vitória a menos do adversário que enfrenta na decisão. Foram 15 vitórias e três derrotas. Nos playoffs, a equipe do Maranhão passou pelo Ituano Basquete nas quartas e pelo Santo André/Apaba na semifinal, ambos por 2 x 0.
O histórico recente de confrontos entre as duas equipes finalistas mostra o equilíbrio entre elas, que se enfrentaram duas vezes na temporada, com uma vitória para cada lado.
O título é decidido em série de melhor de cinco jogos. Os dois primeiros serão disputados em Campinas — o segundo no domingo (18/8), às 18h. Com capacidade para 2.500 pessoas, a arena foi palco do Desafio Internacional entre Ligas, em fevereiro, quando o Vera Cruz venceu o argentino Quimsa. Depois, o confronto que vale a taça de campeão nacional vai para São Luís do Maranhão, com o jogo 3 e, se precisar, o jogo 4. Em caso de empate, a decisão volta para Campinas para o jogo 5. A expectativa é de casa cheia e homenagem às campeãs pan-americanas.
Jogo 1
Sexta-feira (16/8), às 20h
Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP)
ESPN Extra, WatchESPN e LBF Live
Jogo 2
Domingo (18/08), às 18h
Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP)
ESPN Extra, WatchESPN e LBF Live
Jogo 3
Quinta-feira (22/8), às 19h.
Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA)
ESPN Extra, WatchESPN e LBF Live
Jogo 4 (se necessário)
Sábado (24/8), às 18h
Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA)
ESPN Extra, WatchESPN e LBF Live
Jogo 5 (se necessário)
Quinta-feira (29/8), às 19h
Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP)
ESPN Extra, WatchESPN e LBF Live
*Horários de Brasília
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…