Prorrogação animada e festa francesa: como foi a final da Liga dos Campeões feminina

Compartilhe

Antes da tão comentada final da Liga dos Campeões masculina entre Liverpool e Real Madrid, as mulheres entraram em campo nesta quinta-feira (24/5) para disputar a final da edição feminina do campeonato, em Kiev, na Ucrânia. Em um jogo marcado por uma prorrogação animada, com expulsão e cinco gols, o Lyon conquistou o pentacampeonato em cima do Wolfsburg e se tornou o clube feminino mais vitorioso da competição.

Por 4 a 1, o time francês bateu a equipe alemã na prorrogação. No tempo regular, nenhum dos times marcou gol e toda a emoção do jogo aconteceu durante o tempo extra. Ao todo, foram quatro gols nos primeiros 11 minutos da prorrogação. Quem abriu o placar foi o Wolfsburg, com gol de Pernille Harder. Porém, logo em seguida a atacante do time alemão Alexandra Popp foi expulsa depois de receber o segundo cartão amarelo.

A expulsão mexeu com o time que após dois minutos do ocorrido levou o gol de empate do Lyon. O time francês controlou a situação, fez mais dois gols e foi para o intervalo da prorrogação com o quinto título da Liga dos Campeões praticamente em mãos.

No segundo período do tempo extra, a equipe ampliou a vantagem e fez 4 a 1 para fechar o jogo e sair com o terceiro título seguido da competição. O time francês é, agora, o maior campeão da Liga dos Campeões feminina, com cinco títulos. Antes da vitória, o Lyon estava empatado com o Frankfurt, com quatro títulos cada um.

Confronto equilibrado

Os times já haviam se enfrentado duas vezes na final da competição de clubes europeus. O histórico é equilibrado e cada equipe tinha uma vitória. Em 2013, o Wolfsburg venceu por 1 a 0 e conquistou o segundo título da competição. Já em 2016, a revanche das francesas aconteceu nos pênaltis. Com o empate por 1 a 1, os clubes decidiram o título nas penalidades e o Lyon saiu de campo com o troféu.

As duas equipes estiveram presente em sete finais nos últimos oito anos. Em apenas um ano, Wolfsburg e Lyon ficaram de fora da decisão da Liga dos Campeões feminina. Em 2015, quem disputou o título foram as equipes Frankfurt e Paris Saint-Germain.

Curiosidades da Liga dos Campeões feminina

– O Lyon é único clube que venceu a Liga dos Campeões três vezes seguidas. Nem mesmo na edição masculina da competição uma equipe conseguiu o tricampeonato seguido. O Real Madrid tenta o feito neste sábado (26/4) contra o Liverpool

– Lyon e Wolfsburg já se enfrentaram em duas finais, em 2013 e 2016

– O Lyon é o clube feminino que mais venceu a Liga dos Campeões. Ao todo, são cinco vezes

– O país que mais venceu a Liga dos Campeões feminina foi a Alemanha, com os títulos divididos entre Wolfsburg, Frankfurt, Turbine Potsdam e Duisburg

– A artilheira da Liga dos Campeões feminina deste ano foi a norueguesa Ada Hegerberg. A atacante do Lyon é a primeira jogadora na história da competição a marcar 15 gols em uma temporada. Ada marcou o terceiro gol do time francês na final.

Maria Eduarda Cardim

Posts recentes

Macris diz que lesão nas Olimpíadas está cobrando o preço: “Longe dos meus 100%”

Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…

3 anos atrás

Atacante Nycole, de Brasília, rompe LCA e adia sonho com a Seleção

A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…

3 anos atrás

Goleira do Minas Brasília, Karen é convocada para a Seleção Brasileira

Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…

3 anos atrás

Medalhas femininas do Brasil praticamente dobram da Rio-2016 para Tóquio-2020

O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…

3 anos atrás

Canadá vence Suécia na primeira final olímpica do futebol feminino definida nos pênaltis

Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…

3 anos atrás

Sem Tandara, Brasil domina Coreia do Sul e pegará EUA na final de Tóquio-2020

Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…

3 anos atrás