Campo do estádio Defelê é ampliado para Brasileirão A1 feminino

Compartilhe

Pela primeira vez, o Distrito Federal contará com dois representantes na elite do futebol feminino nacional. O Real Brasília, que garantiu o acesso ao chegar nas semifinais da Série A2 em 2020, se junta ao Minas Brasília no Brasileirão A1 de 2021, que começa neste sábado (17/4). Para a estreia, o clube debutante faz os últimos ajustes no palco onde mandará as partidas. Por exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as dimensões do campo do estádio Defelê estão sendo ampliadas.

O comprimento do campo do primeiro estádio de futebol da capital federal, que antes tinha 102,5 metros, passará a ter 105m. A largura de 68m permanece a mesma, pois já está no padrão exigido pela entidade organizadora da competição.

Inaugurado em 1960, mesmo ano do batizado de Brasília, a arena fica localizada na Vila Planalto, nos fundos do Palácio do Planalto, próximo a Esplanada dos Ministérios. O local é um símbolo de resistência, pois abrigou acampamentos dos trabalhadores pioneiros que ergueram a cidade e travaram uma luta comunitária para não serem transferidos para outra região após a conclusão das obras.

Defelê era a abreviação do antigo Departamento de Força e Luz, órgão que cuidava da energia elétrica da capital federal, e a arena ficou conhecida por esse nome por ter pertencido ao extinto Defelê Futebol Clube, em uma empreitada que visava profissionalizar a equipe. Mas o nome oficial é Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, uma homenagem ao então vice-presidente do Defelê.

O time de futebol Defelê teve os momentos de glória, foi tetracampeão candango, mas acabou extinto em 1970. Hoje, o complexo pertence ao Clube Unidade Vizinhança da Vila Planalto e é a casa oficial do Real Brasília.

Desde 1970, o estádio ficou esquecido por décadas, sendo usado apenas para competições amadoras. No fim de 2018, o Real Brasília começou uma reforma na arena que acabaria apenas em 2020. O jogo entre Real Brasília e Brasiliense, pelo Candangão 2020 marcou a reinauguração do estádio.

A arena também foi usada pelo Athlético Paranaense na preparação para a Supercopa do Brasil de 2020 e pelo Real Brasilia feminino no Campeonato Brasileiro A2 que rendeu a vaga na elite.

Primeiros jogos dos times de Brasília no Brasileiro A1

Os dois clubes candangos vão estrear no Brasileirão A1 feminino 2021 no domingo (18/4). O Minas Brasília visita o Flamengo, às 15h, no estádio da Gávea (RJ). E o Real Brasília vai até Belo Horizonte (MG), na arena Sesc Alterosas, para enfrentar o Cruzeiro, às 17h.

Na segunda rodada, as equipes da capital federal atuam em casa, com jogos agendados para quarta-feira (21/4). O Real recebe o Botafogo, às 15h, no Estádio Defelê (a tabela da CBF aponta o Mané Garrincha, mas a informação deve ser atualizada em breve).

Já o Minas Brasília pega o São José, às 15h, sem local confirmado ainda. Oficialmente, a CBF registra o Bezerrão, que passou a ser a casa do time desde o ano passado, mas um hospital de campanha está montado no gramado do estádio. O mais provável é que o time leve os jogos para o Abadião, em Ceilândia, até que o estádio do Gama possa voltar a receber partidas de futebol.

Maíra Nunes

Posts recentes

Macris diz que lesão nas Olimpíadas está cobrando o preço: “Longe dos meus 100%”

Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…

3 anos atrás

Atacante Nycole, de Brasília, rompe LCA e adia sonho com a Seleção

A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…

3 anos atrás

Goleira do Minas Brasília, Karen é convocada para a Seleção Brasileira

Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…

3 anos atrás

Medalhas femininas do Brasil praticamente dobram da Rio-2016 para Tóquio-2020

O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…

3 anos atrás

Canadá vence Suécia na primeira final olímpica do futebol feminino definida nos pênaltis

Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…

3 anos atrás

Sem Tandara, Brasil domina Coreia do Sul e pegará EUA na final de Tóquio-2020

Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…

3 anos atrás