Após 18 jogos, o Corinthians volta a disputar a final do Campeonato Brasileiro feminino pela segunda vez seguida. O atual vice-campeão brasileiro enfrenta um adversário também experiente em finais. Trata-se do Rio Preto, que chega para a terceira decisão do time no Nacional. As equipes são de São Paulo e o título será decidido em dois jogos. O primeiro neste sábado (20/10), às 15h, no estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. E o de volta na outra sexta-feira (26/10), às 20h30, no Parque São Jorge, na capital paulista.
Recém consagrado vice-campeão paulista, após perder a final estadual para o Santos, o Corinthians chega como favorito para levantar a taça de campeão brasileiro feminino pela primeira vez na história do clube. Para isso, conta com a artilheira do time Adriana, com 12 gols, que até apelido de Maga carrega. Já o Rio Preto compensou a campanha discreta na primeira fase com classificações emocionantes no mata-mata. Pesou a tradição do campeão nacional de 2015 e vice em 2016, além do poder de decisão das goleadoras Lelê e Carol, com 11 e 9 gols, respectivamente.
A CBF transmite os jogos no site e nas contas da entidade no Facebook, Youtube e Twitter (cbf_futebol).
O Corinthians terminou a primeira fase do Brasileirão na liderança do grupo 1, em que Iranduba, Kindermann e Ferroviária também avançaram para a segunda fase. Nas quartas de final, as meninas do Parque São Jorge passaram com tranquilidade pela Ponte Preta, ao vencerem os dois jogos — o primeiro, por 1 x 0 e o segundo, por 2 x 0. Situação oposta à encontrada nas semifinais contra o Flamengo, que teve muita emoção.
Para garantir vaga na final, o Corinthians precisou correr atrás da desvantagem que saiu da primeira partida, quando perdeu para as rubro-negras por 2 x 1 no Rio de Janeiro. Diante de 1.523 pessoas no Parque São Jorge, a equipe alvinegra deu trabalho à goleira flamenguista Kaká.
Ainda aos 36 minutos, a camisa 10 Gabi Zanotti abriu o placar para as corintianas. Adriana ampliou logo no início do segundo tempo. Quando o jogo parecia definido, o Flamengo empatou com direito a duas pinturas: Ju encobriu a goleira Lelê e, pouco depois, Fernanda Palermo acertou um belo chute do meio de campo.
O cenário estava dramático para o Corinthians. O relógio já marcava mais de 40 minutos do segundo tempo e o Timão tinha acabado de ver o seu técnico, Arthur Elias, expulso quando Diany aproveitou cruzamento de Adriana para desempatar o jogo. Aos 45, Millene ainda aumentou a vantagem para 4 x 2, de pênalti, garantindo a classificação.
Já o Rio Preto surpreendeu na fase mata-mata do torneio. Entre os times que se classificaram às quartas de final, a equipe do interior paulista avançou em terceiro do grupo 2, na frente apenas da Ponte Preta. Santos e Flamengo, que terminaram a primeira fase na liderança, mas acabaram caindo nos jogos decisórios.
Nas quartas de final, o Rio Preto pegou o amazonense Iranduba. Venceu por 1 x 0 em casa. Depois, arrancou um empate em 1 x 1, em Manaus. Nas semifinais, também não teve vida fácil. Após empatar diante do Ferroviário, por 1 x 1, em Araraquara, protagonizou um duelo emocionante com direito a cinco gols na partida de volta, em casa. Lelê marcou duas vezes e Jéssica outra no jogo que terminou 3 x 2 para o Rio Preto. Luana e Dandara descontaram para a Locomotiva.
Brasileirão feminino 2018 – Final
Jogo de ida
Rio Preto-SP x Corinthians-SP
Sábado (20/10), às 15h
Local: Anísio Haddad, em São José do Rio Preto (SP)
Jogo de volta
Corinthians-SP x Rio Preto-SP
Sexta-feira (26/10), às 20h30
Local: Parque São Jorge, em São Paulo (SP)
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…