Pela primeira vez na história do torneio, a Copa do Mundo feminina sub-20 terá um campeão diferente. Nas oito edições passadas, Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Norte dominaram o cenário e venceram as finais. Este ano, o vencedor inédito sairá do confronto entre Espanha e Japão, marcado para esta sexta-feira (24/8). Tanto as espanholas, quanto as japonesas farão a primeira final no Mundial sub-20, mas já se enfrentaram antes em uma decisão de competição mundial.
Em 2014, os times se encontraram na final do Copa do Mundo feminina sub-17. Algumas jogadoras das seleções atuais estavam presente na decisão: cinco do time do Japão e três da Espanha. O resultado foi melhor para o Japão, que venceu por dois a zero e conquistou o título.
Apesar do histórico de quatro anos atrás ser positivo para as japonesas, um resultado recente traz boas lembranças as espanholas. Os times se encontraram este ano na fase de grupos do Mundial sub-20, mesma competição em que são finalistas, e a Espanha venceu por 1 x 0.
As seleções, que faziam parte do grupo C, passaram de fase juntos e deixaram para trás Estados Unidos e Paraguai. No mata-mata da competição, a Espanha venceu a Nigéria e a França, anfitriã do torneio. Enquanto isso, o Japão passou pela Alemanha e Inglaterra.
Enquanto o Japão já tem dois títulos mundiais no futebol feminino, um Mundial sub-17 e outro na Copa do Mundo principal, a Espanha busca o primeiro. O país busca consolidar o bom momento vivido pela base na modalidade. Em julho, a Espanha se tornou a primeira nação a chegar a cinco finais seguidas da Eurocopa feminina sub-19 e conquistou o bicampeonato sobre a Alemanha.
Para encerrar o torneio com uma vitória, a Espanha conta com a ajuda da artilheira do campeonato. Nove dos 10 gols marcados pela Espanha tem a participação de Patricia Guijarro. Até o momento, Patri, como é conhecida, marcou seis gols e deu três assistências. A jogadora é uma das três espanholas que estavam presentes na derrota para o Japão na Copa do Mundo sub-17, em 2014.
Do lado do Japão, a artilheira é Riko Ueki. Com cinco gols marcados, a japonesa disputa na sexta o título do torneio e o de artilheira com Patri.
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…