São Paulo — Para quem duvida que o Brasil ainda é o país do futebol, a prova está nas buscas do Google. Os brasileiros são os que mais pesquisam pelo esporte na plataforma. E o campeonato brasileiro é recorde de buscas entre todos os campeonatos. Desde a Copa do Mundo realizada na Rússia, em 2018, o Google preparou novas funções de acompanhamento em tempo real das partidas e agora a funcionalidade também funciona para a Copa da França 2019, disputada por 24 seleções femininas.
Você pode acompanhar o placar ao vivo, receber notificações durante os jogos e até colocar um ícone de tempo real na tela inicial do celular. Além disso, é possível ver a classificação dos times no decorrer das partidas (sem precisar fazer contas, de cabeça, de quem passa de fase). Além disso, outra funcionalidade da plataforma permite acessar resumos, vídeos dos melhores momentos e estatísticas dos jogos. Como funciona? Basta buscar pelo time, seleção ou jogador no Google, pelo computador, celular ou tablet.
A segunda novidade de futebol anunciada no Google for Brasil, evento que ocorreu em São Paulo na quinta-feira (6/6), é uma parceria entre o projeto Google Arts & Culture e o Museu do Futebol. A iniciativa Museu do Impedimento está recebendo fotos, documentos e relatos do período entre 1941 e 1979, quando um decreto proibiu o futebol feminino no Brasil. A ideia é reunir material sobre mulheres que jogaram durante a proibição, árbitras, torcidas, times e campeonatos.
A primeira história de superação já está disponível no portal do Museu do Impedimento: Lea Campos, primeira árbitra oficial de futebol, presa 15 vezes durante a proibição. A ex-jogadora Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson e integrante da primeira seleção brasileira a disputar uma Copa, também será lembrada. Por fim, o objetivo será montar uma exposição com todo o material.
De acordo com as estatísticas do Google Trends, que monitora os assuntos mais buscados, Marta é a jogadora mais popular no mundo. A brasileira detém 16% do interesse de busca entre todas as jogadoras da Copa do Mundo. Em contraste, a jogadora considerada seis vezes a melhor do mundo tem 41% a mais de interesse do que a segunda mais buscada, Alex Morgan (EUA. O levantamento considera dados dos últimos 7 dias.
A camisa 10 da seleção brasileira ainda não foi confirmada para o jogo de domingo, contra a Jamaica, às 10h30. Isso porque Marta se recupera de uma lesão na coxa. Então, apesar do otimismo dos médicos com a evolução do quadro, pode desfalcar o time na estreia do mundial.
Por Ana Carolina Fonseca — Enviada especial
*A repórter viajou a convite do Google
Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…