Estão definidos os times que vão disputar a segunda edição do Campeonato Brasileiro de futebol feminino A2, a partir de 25 de abril. São 29 clubes envolvidos na competição desde o começo. Deles, 13 avançaram da fase preliminar após jogo único para decidir a vaga na segunda divisão da modalidade. Deles, o São Gonçalo-CE e o Minas/Icesp-DF são os que chegam com mais moral para a fase de grupos, já que passaram por União-RN e Canindé-SE, respectivamente, com goleadas de 11 x 0 e 10 x 0 — veja os outros resultados.
As “Minas” do Distrito Federal, como é apelidada a equipe de Brasília, participam pela primeira vez do torneio de acesso à elite do futebol feminino nacional — o Cresspom foi o representante da região em 2017. Neste ano, o Minas ganhou a chance de disputar a fase preliminar do Brasileirão feminino A-2 ao sagrar-se campeão do Candangão, em que bateu o Ceilândia, por 6 x 0, na final disputada no estádio Mané Garrincha, em maio do ano passado.
Entre os destaques da equipe brasiliense está Victória Albuquerque, meia-campista que foi campeã sul-americana com a Seleção Brasileira Sub-20 no mês passado. Responsável por marcar o primeiro gol da goleada que rendeu o título de bicampeão estadual ao Minas na final do Candangão 2017, Victória voltou a brilhar no jogo que valia vaga à Série B do Brasileirão: sozinha marcou cinco dos 10 gols sobre o Canindé-SE, no estádio Abadião, em Ceilândia, no último domingo (25/3).
Assim como o Minas, os demais 25 times que disputaram a fase preliminar do Brasileirão feminino A2 foram campeões estaduais em 2017. Tiveram prioridade de mando de campo, os times das federações melhores ranqueadas. Os 13 clubes classificados se juntam a outros três que já haviam garantido a vaga previamente: Grêmio e Vitória — rebaixados da elite no ano passado — e Embu das Artes, por ter sido campeão do estadual paulista, federação melhor ranqueada na CBF que tem direito a vaga direto na fase de grupos.
Agora, serão formados dois grupos de oito clubes cada, que entram em campo de 25 de abril a 13 de junho. Os dois times que mais pontuarem em cada grupo avançam às semifinais, que passa a ser disputada em formato mata-mata em jogos de ida e volta — o clube com melhor campanha no respectivo grupo terá o mando de campo da partida de volta. Os dois finalistas ganham direito à vaga na elite do Brasileirão de 2019 e decidem quem será o campeão em jogos previstos para 8 e 11 de julho.
Fase de Grupos: 25 de abril a 13 de junho
Semifinais: 24 de junho a 1º de julho
Final: 8 e 11 de julho
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…