A brincadeira de comparar fotos do ano de 2009 com 2019 virou moda na internet. A #10YearsChallenge já tem mais de três milhões de fotos publicadas no Instagram e alguns atletas até entraram na brincadeira. Por isso, o Elas no Ataque resolveu brincar também.
Mais do que expor fotos antigas e comparar com as atuais, queremos lembrar onde estavam as atletas, que fazem sucesso pelas diversas modalidades hoje em dia, há 10 anos atrás. Vamos relembrar? Recordar é viver!
Parece até brincadeira falar que depois de nove anos Marta continua sendo a melhor do mundo, mas, acredite, é verdade. Em 2009, Marta recebia o prêmio de melhor jogadora do mundo pela quarta vez. Neste mesmo ano, Marta jogou em dois clubes. A atacante começou o ano no Los Angeles Sol, mas em agosto foi emprestada ao Santos. No time paulista, Marta disputou e ganhou a Copa Libertadores Feminina e a Copa do Brasil. No final de 2009, ela retornou a equipe de L.A.
Atualmente, Marta atua por outro time dos Estados Unidos, o Orlando Pride. No ano passado (foto da direita), a brasileira venceu novamente o prêmio da Fifa e se tornou a maior vencedora da história da premiação, um recorde entre homens e mulheres. Com seis títulos, ela ultrapassou Messi e Cristiano Ronaldo, que tem cinco bolas de ouro, cada um.
Em 2019, a tenista Maria Sharapova começou o ano no Aberto da Austrália. A tenista russa voltou ao primeiro Grand Slam da temporada dois anos depois de ser pega no doping no mesmo torneio em 2016. No entanto, a atleta não foi longe e foi eliminada nas oitavas de final. Há 10 anos atrás, a atleta nem chegou a participar do campeonato australiano. Apesar de ter se recuperado de uma lesão do ombro direito, a tenista alegou que não teve tempo para treinar e não jogaria em alto nível.
Ronda Rousey é uma atleta que pode dizer que passou por muita coisa em 10 anos. ‘Rowdy’, uma das pioneiras do MMA feminino, começou a carreira esportiva no judô. Em 2008 (foto da esquerda), ela subiu no pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim para ganhar o bronze. Com isso, se tornou a primeira americana a conquistar uma medalha olímpica no judô feminino. Dez anos depois, a ex-campeã do UFC deixou a organização de MMA para se apresentar no World Wrestling Entertainment (WWE), tradicional liga de wrestling profissional dos Estados Unidos. Atualmente, a norte-americana é dona de um cinturão no WWE.
Ao contrário de Ronda, a tenista Serena Williams estava no mesmo lugar há 10 anos atrás. Tanto em 2009, quanto em 2019, a atleta norte-americana disputou o primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália. A diferença é que há 10 anos, Serena levantava a taça de campeã do torneio. Este ano, apesar de começar o torneio bem e ter derrotado, a então líder do ranking mundial, Simona Halep, Serena se despediu do campeonato nas quartas de final depois de ser eliminada por Karolina Pliskova.
Apesar de já lutar MMA desde 2005, foi em 2009 que Cris Cyborg conquistou o primeiro cinturão da carreira. A brasileira venceu por nocaute a americana Gina Carano e, com isso, ganhou o cinturão da categoria 66 kg do Strikeforce. Alguns anos se passaram e, em 2018, Cyborg perdeu o cinturão do peso pena do UFC para a compatriota Amanda Nunes. Ela começa 2019 sem o cinturão da organização e em 15º lugar no ranking geral do UFC.
Como se não bastasse a intensidade de sentimentos por disputar os primeiros Jogos Olímpicos da…
A brasiliense Nycole Raysla, 21 anos, atacante do Benfica que vinha sendo convocada nos últimos…
Goleira do Minas Brasília, Karen Hipólito é um dos nomes novos a ter oportunidade na…
O Brasil encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a melhor campanha da história no…
Definida pela primeira vez na disputa dos pênaltis, a final olímpica do futebol feminino terminou…
Após ser acordada com a notícia bomba do corte da oposta Tandara dos Jogos Olímpicos…