Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Compartilhe

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia” é uma cópia do programa Poupança-Escola que surgiu originalmente no Distrito Federal no governo de Cristovam Buarque, entre 1995 e 1998. O benefício é um incentivo para a assiduidade escolar de estudantes de baixa renda, no Ensino Médio, além de criar condições para que os estudantes possam concluir os estudos. O governo federal ainda vai definir os valores do auxílio. Quando foi ministro da Educação, Cristovam tentou emplacar o benefício nacionalmente, mas não conseguiu. Por que agora deu certo? “Porque José Dirceu não é mais ministro da Casa Civil”, diz Cristovam. Os dois trombaram no primeiro mandato de Lula.

Flavia se casa com banqueiro

A ex-deputada e ex-ministra do governo Bolsonaro Flávia Peres (ex-Arruda) vai se casar no próximo sábado com o banqueiro Augusto Lima, sócio baiano do banco Master. A cerimônia será na Ilha dos Frades, em Salvador, com poucos convidados: família e amigos mais chegados. No dia seguinte, a festa continua para comemoração do aniversário de Flávia.

Uma flechada no coração

Por falar em amor… Viúvo há quase três anos, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), líder da bancada da bala, foi atingido no coração e vai se casar novamente neste ano. Ele está apaixonado e noivo da empresária Lídia Lira, dona de um big frigorífico em Tocantins, que abate mais de duas mil cabeças de boi por dia. O casal ainda não marcou a data do casório, mas será em breve. Fraga já desfila de aliança. Agora tem um bom motivo para integrar a bancada ruralista.

Camuflado

O ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF Eric Seba tem se dedicado muito à atividade na sua fazenda. Quase não aparece na cidade. Deixou o cabelo e a barba crescerem e está irreconhecível. Mas garante que em 2024 será diferente. Vai passar mais em Brasília.

Equipe de confiança

A comandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros Habka, conquistou uma prerrogativa que antecessores, como o ex-comandante-geral Fábio Augusto Vieira não teve: montar a própria equipe. Aos poucos, sem passar por cima de ninguém.

Menos uma mulher

A ministra Assusete Magalhães do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se aposentou nesta semana, reduzindo o espaço feminino na corte que forma a jurisprudência do país. Mineira do Serro, a magistrada foi nomeada para o STJ pela presidente Dilma Rousseff, em 2012. Abre-se uma vaga da Justiça Federal. A ministra deixa o STJ na aposentadoria compulsória porque completa 75 anos amanhã. Dos 33 ministros do STJ, agora há apenas cinco mulheres. Duas cadeiras precisam ser preenchidas.

Siga o dinheiro

R$ 361.813.303,00 foi o montante arrecadado em 2023 pelo DER e Detran do Distrito Federal em multas. Houve um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior.

A pergunta que não quer calar

O presidente Lula não teve agendas em 2023 em cinco estados — Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas e Minas Gerais —, segundo a GloboNews. Se a sede do poder não fosse em Brasília, o presidente Lula teria vindo ao Distrito Federal?

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás

Paulo Octávio custeará parte das despesas para estágio de brasiliense em Oxford

Ajuda para estudante de medicina ir a Oxford O empresário Paulo Octávio leu uma reportagem…

11 meses atrás