Paulo Octávio custeará parte das despesas para estágio de brasiliense em Oxford

Compartilhe

Ajuda para estudante de medicina ir a Oxford

O empresário Paulo Octávio leu uma reportagem do Correio sobre o estágio da estudante de medicina da Universidade de Brasília (UnB), Ana Carla Franklin Braga, 23 anos, moradora do Riacho Fundo I, e se sensibilizou. A jovem foi selecionada para estagiar em ginecologia e obstetrícia na renomada Universidade de Oxford, oportunidade oferecida anualmente para apenas 50 estudantes do mundo todo. Mas não tem o dinheiro necessário para arcar com custos referentes à estadia na Inglaterra, corresponde a cerca de R$ 30 mil. Assim, a estudante criou uma vaquinha on-line para doações. Paulo Octávio foi atrás do contato de Ana Clara e os dois se encontraram ontem. Resultado: o empresário vai custear parte das despesas da viagem de Ana Clara. “É uma jovem brilhante. Fico feliz em ajudar a realizar um sonho na área de educação”, afirma PO.

Um pouco da história

Na sabatina, Flávio Dino lembrou que a última vez que um senador foi nomeado ministro do STF foi há 30 anos. Na verdade, há 29 anos. O escolhido pelo então presidente Itamar Franco foi Maurício Corrêa, então senador pelo PDT do Distrito Federal e, como Dino, ex-ministro da Justiça. Ele tomou posse no Supremo em dezembro de 1994.

02

Aprovado ontem para exercer o cargo de procurador-geral da República, Paulo Gonet há meses escolheu seu 02. Será o subprocurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho.

Cidadão luzianiense

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com festa pela Câmara Municipal de Luziânia com o título de cidadão luzianiense. Ele esteve no município a 50 km de Brasília, terra da família Roriz, ao lado do prefeito Diego Sorgatto (União) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Bolsonaro e Caiado andavam afastados desde que divergiram publicamente sobre a importância da vacinação contra covid-19, durante a pandemia.

Galeria dos Estados fica fora da privatização

Uma emenda do deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido) impediu que a Galeria dos Estados fosse privatizada em meio à aprovação do projeto que trata da concessão da gestão da Rodoviária do Plano Piloto. Foi o atendimento a um pedido dos comerciantes instalados no local. A proposta recebeu apoio da Casa e foi aprovada por unanimidade.

Sob novo comando, PSDB discute temas para voltar ao debate nacional

Novo presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo presidiu ontem a primeira reunião da Executiva Nacional do PSDB.  Em discussão, estratégias para fortalecer a legenda que já teve um presidente da República. Temas abordados: educação, crianças, mulheres na política, erradicação das favelas, agenda climática, cerrado, ciência e tecnologia, qualificação profissional da juventude e agronegócios. O caminho é longo e o primeiro desafio são as eleições municipais.

Benefício de PMs e bombeiros incluído na LDO

Durante a leitura do relatório da LDO 2024, o relator, deputado federal Danilo Forte (União-CE), mencionou a emenda que garante, pela primeira vez na história, a segurança jurídica para o auxílio-moradia de mais de 17 mil policiais militares e bombeiros do DF, ao incluir o benefício no orçamento da União. Forte parabenizou a articulação da bancada federal do DF, e em especial a liderança do deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF), nos temas relacionados aos benefícios para as forças de segurança do DF.

Fila partidária

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) não gostou da aproximação da deputada Paula Belmonte (Cidadania) com seu partido. Segundo ele, não há conversa com ela e partido tem fila. Não vale querer chegar para concorrer a cargo majoritário, diz o distrital.

Premiação

A Eixo Capital levou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Engenho de Jornalismo na categoria melhor coluna. Muito orgulho pela premiação e só posso agradecer à cada um dos jurados: Cristiane Damasceno, Deputada distrital Doutora Jane Klébia, Eliziane Carvalho, Ilana Trombka, Luís Faro, Professor Carlos Bastide Horbach, e Professor Bruno Nalon. Agradeço também à Ana Dubeux, nossa diretora de redação, ao Guilherme Machado, presidente do Correio, ao editor de Cidades, José Carlos Vieira, e toda a equipe da redação e da empresa. Parabéns à jornalista Katia Cubel por manter vivo esse tradicional evento que está na 18ª edição. A festa foi linda!

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás