Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Anunciada ontem pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, como parte do “pacote da democracia”, a criação de uma Guarda Nacional responsável pela proteção da Esplanada, embaixadas e Praça dos Três Poderes preocupa integrantes das forças de segurança. Dino disse que a medida será instituída por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O receio é que, em momentos de escassez de recursos federais, a Guarda Nacional acabe entrando como despesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal, responsável por custear a segurança pública na capital do país.
Bancada sem poder
Com apenas oito deputados federais, a bancada do Distrito Federal tem pouco poder de mobilização para impedir uma redução do Fundo Constitucional, caso a ideia prospere. Apesar de sucesso na proteção do patrimônio público em várias manifestações, os atos golpistas de vandalismo na Praça dos Três Poderes deixaram marcas.
A escolha de Sofia
A Corregedoria da Polícia Militar do DF abriu um novo inquérito para apurar o que ocorreu no momento em que os golpistas se aproximavam do STF, conforme mostram imagens de um drone divulgadas pela TV Globo. Segundo um integrante das forças de segurança que acompanha as investigações, imagens de um outro drone mostram que, naquele momento em que policiais militares deixaram o local que estava prestes a ser invadido, eles se dirigiram ao Palácio do Planalto, que já estava sob ataque.
Aliado
O novo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, será um aliado das forças de segurança na luta pelo reajuste aguardado pelas categorias.
Doyle na EBC
O jornalista e consultor político Hélio Doyle foi anunciado ontem como presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Doyle integrou a equipe de transição na área de comunicação. É um dos fundadores do PT, embora não seja mais filiado a nenhum partido político. O último trabalho de marketing político de Doyle foi na campanha ao Palácio do Buriti de Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB. Grass, então desconhecido do eleitorado, ficou em segundo lugar na disputa e hoje é o presidente do Iphan.
De mudança
O presidente do IPEDF — Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (antiga Codeplan), Jean Lima, também vai para a EBC. Ele vai assumir a direção-geral da empresa.
Siga o dinheiro
R$ 8.401,00 é o valor do auxílio-moradia de deputados federais que abrirem mão de apartamento funcional, depois do ato da Presidência da Câmara que dobrou o valor.
Só Papos
“Quase tudo que fizemos de benefício social no nosso país em 13 anos de governo foi destruído em sete anos, três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro. Por isso, o lema do meu governo é união e reconstrução”
Presidente Lula“Mesmo tendo vencido as eleições para cuidar do futuro do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece insistir em manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor, agora tentando reescrever a história por meio de narrativas ideológicas”
Ex-presidente Michel Temer
0 thoughts on “Guarda Nacional preocupa forças de segurança do DF”
Os erros grotescos da PMDF e cia, abriram as portas para os pendores autoritários do governo petista. Dois erros não fazem um acerto!
Com a “Guarda Nacional”, daqui alguns anos a PMDF terá salário equiparado à PMERJ kkk